Autora da Lei nº 5.699/2021, que instituiu a Campanha Janeiro Branco, destinada ao estímulo e ao cuidado da saúde mental e bem-estar no Amazonas, a deputada estadual Joana Darc (UB) destacou a importância de debater o assunto na sociedade amazonense. Médica veterinária, a parlamentar ainda fez um alerta sobre a saúde emocional dos pets.
O último mapeamento sobre depressão, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros. Para Joana, o objetivo da campanha no Amazonas é fazer com que pessoas afetadas busquem ajuda profissional.
“Precisamos falar sobre isso, pois todos somos passíveis ao cansaço mental e físico, e, infelizmente, algumas pessoas são acometidas por várias doenças mentais, como a depressão e a ansiedade. Através dos meios digitais, queremos alcançar essas pessoas para serem conscientizadas a buscarem ajuda, de preferência, a ajuda profissional”, disse.
Vale ressaltar que, em 2022, um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde mostrou Manaus como a quarta capital da região Norte do Brasil com o maior número de pessoas adultas diagnosticadas com depressão. O relatório apontou que o maior percentual de diagnósticos é entre mulheres.
Alerta à saúde dos animais
Presidente da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), Darc destacou que os pets também tendem a ter o emocional abalado, pois são seres sencientes, ou seja, eles têm a capacidade de sentir emoções e sensações físicas, como dor, estresse e ansiedade.
“Animais são seres sencientes e temos lei, de minha autoria inclusive, que garante isso no Amazonas, para podermos ter mais garantia da saúde dos pets. Trabalhamos com resgates de animais maltratados e vemos como o emocional desses cães e gatos fica abalado, e superar um trauma desse requer atendimento especializado”, salientou.
A parlamentar ainda aproveitou a oportunidade para fazer um alerta aos tutores, destacando os sinais que podem afetar caninos e felinos.
“A gente percebe quando o animal fica estressado e, às vezes, isso é nítido no corpo desse animalzinho, seja cão ou gato, sinais como a falta de apetite, uma tristeza constante, agressividade fora do comum, um isolamento atípico e a perda de interesse em querer brincar com seu tutor são sinais disso”, detalhou.
Sobre a Lei
A Lei Estadual detalha que, durante o mês de janeiro de cada ano, a Campanha Janeiro Branco, mediante organização e participação voluntária de profissionais da saúde, além de artistas, comunicadores e da população interessada pode divulgar e incentivar ações que destaquem a cor branca, simbolizando a campanha.
A Campanha de Estímulo ao Cuidado da Saúde Mental e Bem-Estar, denominada Janeiro Branco, comemorada durante todo o citado mês, passa a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado do Amazonas.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Leia mais notícias de ‘Política’, aqui.
Foto: Antonio Humberto


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente Roberto Cidade destaca avanços do Parlamento em 2025 durante encerramento dos trabalhos legislativos
Cidadãos podem registrar ocorrências policiais online através do sistema DEVIR
Super Centro de Diagnóstico de Câncer: FCecon recebe equipe do A.C.Camargo
Prefeitura garante mobilidade durante corrida e concurso neste domingo, 14/12
Última parcela do IPTU 2025 vence nesta segunda-feira, 15/12, e contribuintes ainda podem garantir participação no IPTU Premiado
Sob comando do presidente Roberto Cidade, 26 personalidades recebem a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo na Aleam