Cientistas italianos anunciaram na segunda-feira (15) a descoberta de uma caverna na Lua, que poderia servir como base para abrigar humanos. Essa caverna, criada há milhões ou bilhões de anos devido a um colapso de lava, possui uma abertura na superfície lunar.
Localizada no Mar da Tranquilidade, a cerca de 400 quilômetros do local de pouso da Apollo 11 em 1969, essa caverna intrigante permaneceu um mistério por mais de 50 anos. Os pesquisadores Leonardo Carrer e Lorenzo Bruzzone, da Universidade de Trento, comemoraram a confirmação de sua existência.
Agora, o foco está em estudar as rochas dentro da caverna, que podem fornecer pistas sobre a formação da Lua e sua história vulcânica. Além disso, acredita-se que a caverna possa conter água congelada, um recurso essencial para futuras missões lunares, pois poderia ser transformada em água potável e combustível.
Esses “poços lunares” são fascinantes tanto para a ciência quanto para a possibilidade de abrigar futuros exploradores. A descoberta sugere que o poço Mare Tranquillitatis (MTP) é um local promissor para uma base, pois oferece abrigo do ambiente de superfície hostil e poderia apoiar a exploração humana de longo prazo da Lua”, afirmaram os cientistas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente Roberto Cidade alerta para início do prazo de inscrições para o concurso público da Aleam, nesta quarta-feira, 10/9
Ministério Público lidera reunião sobre uso de monitoramento eletrônico na defesa de mulheres vítimas de violência doméstica
Hemoam promove campanha de doação de sangue no Fórum Trabalhista de Manaus, nesta quinta-feira (11)
Finalista para representar o Brasil no Oscar 2026, “O Agente Secreto” tem sessão especial em Manaus
Inscrições abertas para oficinas do Festival Olhar do Norte 2025
No Dia do Médico Veterinário, Joana Darc destaca tratativas para criação de linha de crédito voltada à categoria