Cientistas italianos anunciaram na segunda-feira (15) a descoberta de uma caverna na Lua, que poderia servir como base para abrigar humanos. Essa caverna, criada há milhões ou bilhões de anos devido a um colapso de lava, possui uma abertura na superfície lunar.
Localizada no Mar da Tranquilidade, a cerca de 400 quilômetros do local de pouso da Apollo 11 em 1969, essa caverna intrigante permaneceu um mistério por mais de 50 anos. Os pesquisadores Leonardo Carrer e Lorenzo Bruzzone, da Universidade de Trento, comemoraram a confirmação de sua existência.
Agora, o foco está em estudar as rochas dentro da caverna, que podem fornecer pistas sobre a formação da Lua e sua história vulcânica. Além disso, acredita-se que a caverna possa conter água congelada, um recurso essencial para futuras missões lunares, pois poderia ser transformada em água potável e combustível.
Esses “poços lunares” são fascinantes tanto para a ciência quanto para a possibilidade de abrigar futuros exploradores. A descoberta sugere que o poço Mare Tranquillitatis (MTP) é um local promissor para uma base, pois oferece abrigo do ambiente de superfície hostil e poderia apoiar a exploração humana de longo prazo da Lua”, afirmaram os cientistas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Flamengo vira sobre o Cuiabá e mantém sonho no Brasileirão
Ato público da prefeitura contra o feminicídio reúne mulheres no CSU do Parque 10
São Raimundo anuncia atacante Rafinha, ex-Flamengo, como reforço para 2025
Carro capota e destrói muro de igreja em Manaus; motorista foge após o acidente
Sai o gabarito do concurso da Câmara Municipal de Manaus: disputa por 80 vagas atrai quase 20 mil candidatos
Homem é brutalmente assassinado com 15 facadas em Manaus; polícia investiga o caso