A presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), deputada estadual Joana Darc (UB) anunciou que uma equipe da CPAMA e um grupo voluntário de médicos veterinários serão enviados ao Rio Grande do Sul com o objetivo de oferecer ajuda e auxiliar nos resgates de animais afetados pelas fortes chuvas que atingem a região.
Para Joana Darc, o envio da equipe da CPAMA e do grupo voluntário de médicos veterinários do Amazonas é de extrema importância, pois o número de pessoas desabrigadas e animais, incluindo cães, gatos e cavalos, aumenta gradativamente no Estado.
“Sabemos que existem órgãos para o resgate de pessoas em desastres, porém também precisamos olhar para os animais, pois são tão vítimas quanto às pessoas. Temos uma tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul e as imagens nos mostram que as pessoas saíram de suas casas, por conta do risco, e, infelizmente, os animais ficaram à mercê da chuva”, acentuou.
Preparo para resgate de animais
Em dezembro de 2023, uma equipe da CPAMA participou do V Simpósio Internacional de Medicina Veterinária de Desastres, que aconteceu em Betim (Minas Gerais) e foi realizado pelo Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte (GRABH), com o intuito de se preparar para casos de extrema necessidade. O grupo se tornou a primeira e única equipe das Assembleias Legislativas do Brasil a possuir capacitação técnica para resgate de animais em desastres.
O treinamento englobou práticas em resgate técnico de pequenos animais silvestres, além de grandes animais, montagem de centro de comando integrado, tendo como foco todos os trabalhos voltados à área de medicina veterinária de desastres.
O presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), apoiou, desde o curso da equipe até a ação voluntária da equipe, que está indo ao Rio Grande do Sul.
Fortes chuvas no Rio Grande do Sul
Segundo a Agência Brasil, o Rio Grande do Sul vive um dos maiores desastres climáticos de sua história. As fortes chuvas, que duram dias, causaram mortes, deixaram cidades debaixo d’água e ameaçam o rompimento de barragens.
De acordo com o Boletim da Defesa Civil, desta terça-feira (7/5), o número de municípios afetados pelas fortes chuvas, no RS, chega a 388, representando 78,13% das 497 cidades do Estado.
O balanço, ainda, aponta 90 mortes confirmadas, em decorrência dos temporais e outros quatro óbitos sendo investigados para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. Até o momento, o número de pessoas desaparecidas chega a 132. No levantamento oficial, em todo o Estado há cerca de 361 feridos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governo Brasileiro avalia retorno do horário de verão em meio à crise de seca de 2024
set
Rio Negro em Manaus pode bater novo recorde histórico de seca em Setembro
set
Kamala Harris e Donald Trump se cumprimentam em cerimônia pelos 23 anos do atentado de 11 de setembro
set
Zona Norte vai receber quatro das 12 UPAs que Roberto Cidade vai implantar em Manaus
set
Falta de vagas em creches municipais de Manaus é destaque na Globonews
set
Manaus terá plano para enfrentar eventos climáticos extremos, afirma Roberto Cidade
set