Como funciona a energia eólica no Brasil

energia eólica como funciona

A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada a partir da força dos ventos. Vamos explorar mais sobre esse tema:

O que é energia eólica?

 A energia eólica é o processo pelo qual o vento é transformado em energia cinética e, posteriormente, em eletricidade. Isso é feito utilizando equipamentos chamados turbinas eólicas ou aerogeradores. Essas turbinas são instaladas em locais estrategicamente escolhidos, conhecidos como parques eólicos, considerando as características do vento na região.

Como funciona o aerogerador?

O vento, resultante das correntes de convecção na atmosfera terrestre, impulsionadas pela energia térmica proveniente do Sol, movimenta as pás (ou hélices) das turbinas. Esse movimento é convertido em energia elétrica por meio de um gerador. No entanto, as turbinas têm duas limitações: não funcionam na ausência de vento e podem ser danificadas em condições de vento excessivo.

Energia eólica no Brasil:

A exploração comercial da energia eólica no Brasil começou em 1992, com a instalação do primeiro aerogerador em Fernando de Noronha (PE).

Hoje ela representa 10% da matriz elétrica nacional, ou 19 GW. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica– temos 726 parques e mais de 8.500 aerogeradores em operação.

Curiosidade

A energia eólica cresce no mundo, e avança no Brasil. Uma década atrás o País contava com meros 1,5 GW (Gigawatts) instalados. Hoje a energia eólica é a segunda maior fonte, atrás apenas das hidrelétricas. Entretanto, o grande potencial ainda nem começou: a energia eólica offshore. Empresas aguardam o novo marco regulatório do setor. Enquanto ele não vem, o Ibama já recebeu mais de 20 projetos de licenciamento para empreendimentos nas águas que banham sete Estados brasileiros.

Imagem, https://gwec.net/
Compartilhe: