Por compreender a relevância das ações realizadas pela Procuradoria Especial da Mulher e a necessidade de maior agilidade na tomada de decisões em casos complexos de violência, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comemorou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Legislativo Estadual e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A Procuradoria da Mulher da Aleam tem atuação firme em casos de feminicídio e em situações de violência contra a mulher.
“A procuradora Leda Mara conhece muito e é uma pessoa que tem um olhar sensível às causas das mulheres, assim como a deputada Alessandra Campelo, que buscou a criação da Procuradoria da Mulher e hoje a transformou em realidade. Ela realiza um trabalho que nos enche de orgulho, porque vemos as ações saírem do papel e virarem realidade. A assinatura desse acordo é uma dessas ações. Acredito que, com essas parcerias, conseguimos avançar e ser mais ágeis nas iniciativas de defesa dos direitos das mulheres. Agradeço pela confiança na nossa gestão e, mais uma vez, me coloco à disposição para fazer todo o possível para ampliar a rede de proteção às mulheres”, declarou o deputado-presidente.
Com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, a Aleam e o MPAM passarão a atuar conjuntamente por meio da Procuradoria Especial da Mulher da Aleam e da Ouvidoria das Mulheres e Casos Sensíveis do Ministério Público. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o atendimento, acolhimento e amparo a meninas e mulheres vítimas de violações de direitos em todo o Amazonas.
A procuradora especial da Mulher, deputada estadual Alessandra Campelo, ressaltou que o acordo trará mais eficiência ao trabalho, especialmente em casos mais polêmicos ou em situações em que a Procuradoria da Mulher tenha maior dificuldade de atuação.
“Em todas as áreas nós temos buscado atuar conjuntamente, e o MPAM tem sido um grande parceiro. A assinatura desse Acordo é mais um passo no fortalecimento da nossa parceria e na facilitação do acesso, pois permitirá contato direto e encaminhamento de casos em que a Procuradoria tem mais dificuldade. Além disso, possibilitará ampliar a capacitação dos agentes públicos no combate à violência contra a mulher”, afirmou.
Para a procuradora-geral de Justiça do MPAM, promotora Leda Mara Albuquerque, o Acordo formaliza uma parceria já existente com a Aleam e tem como finalidade dar mais celeridade ao recebimento das demandas que chegam ao Parlamento Estadual.
“Embora haja avanços com a Lei Maria da Penha e do Feminicídio, a história tem mostrado que ainda não é suficiente e, por isso, é preciso avançar mais. O MPAM tem capacitado os aplicadores da lei, tem atuado para mudar condutas dos membros do Ministério Público e se esforçado para trabalhar junto a todos os atores da Justiça. É importante essa mudança de conduta e que a mulher seja vista como sujeito de direitos”, disse a promotora.
O Acordo de Cooperação Técnica, que estabelece uma série de compromissos institucionais entre a Aleam e o MPAM, foi assinado no plenário Ruy Araújo pelo presidente Roberto Cidade, pela procuradora especial da Mulher da Aleam, deputada Alessandra Campelo, pela procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, e pela ouvidora-geral do Ministério Público e ouvidora da Mulher e Casos Sensíveis do MPAM, procuradora Sílvia Tuma.
(Fotos – Herick Pereira)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
STJ deve julgar pedido de liberdade de réus do caso Djidja em dezembro
Temporada de cruzeiros 2025 no Amazonas começa com chegada de navio com mais de mil turistas
Justiça autoriza prisão domiciliar para “Dama do Tráfico” no Amazonas
Professores encerram greve após oito dias em Manaus, mas categoria segue em estado de alerta
Quatro toneladas de drogas são incineradas em Manaus após apreensões ao longo de 2025
Roda-gigante turística será inaugurada na Ponta Negra, em Manaus, durante programação de Natal