O Centro Histórico de Manaus reuniu centenas de atletas e apaixonados por esporte na 4ª Corrida do Teatro Amazonas, realizada na manhã deste domingo (28/12), no Largo de São Sebastião. Na edição de 2025, mais de 3 mil pessoas participaram da prova, que contou com um percurso de sete quilômetros. O evento celebra o aniversário do Teatro Amazonas, que neste ano completa 129 anos, comemorados oficialmente no dia 31 de dezembro.
A corrida foi realizada pela To Goal Sports, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e teve como cenário principal o Largo de São Sebastião, ponto de largada e chegada da prova.
O percurso de sete quilômetros passou por importantes vias do centro de Manaus. Após a largada no Largo de São Sebastião, os corredores seguiram pela rua José Clemente, acessaram a Joaquim Sarmento, passaram pela avenida 7 de Setembro, Floriano Peixoto, rua dos Barés e região da Manaus Moderna. O trajeto seguiu ainda pelas ruas Barroso, 24 de Maio e avenida Eduardo Ribeiro, até a chegada, novamente em frente ao Teatro Amazonas.
“O nosso teatro é emblemático e o número de participantes na corrida, registra o sucesso que é essa receita de cultura e esporte juntos. Nesses 129 anos do Teatro Amazonas, o que queremos é ratificar a grandiosidade desse nosso patrimônio e poder, ainda, promover mais saúde e bem-estar a todos”, disse o secretário de cultura, Caio André.
Amantes da cultura e do esporte
Para muitos participantes, a prova foi marcada pela emoção de correr em meio a um dos maiores símbolos culturais do estado. A atleta Amanda Gomes, que participou pela primeira vez da corrida, destacou a experiência de unir esporte e cultura.
“Eu já participei de outras corridas, mas esta foi a primeira vez na Corrida do Teatro Amazonas. É sempre uma emoção quando chego ao teatro, eu me arrepio, porque ele é um ícone e representa o nosso estado. Unificar esporte e cultura, pra mim, é sensacional. Vim preparada, vim com força total”, afirmou.
Morador do entorno do Largo de São Sebastião, Fabrício Almeida, que participou da corrida pela terceira vez, ressaltou o caráter tradicional do evento.
“A Corrida do Teatro já está se tornando uma prova tradicional. Eu moro a duas quadras daqui, então, pra mim, é muito especial correr aqui e celebrar mais um aniversário do Teatro Amazonas. A preparação foi o treino básico e, por ser uma corrida comemorativa e, teoricamente, a última do ano, hoje a ideia é se divertir”, disse.
Acessibilidade no pódio
A prova também reforçou o compromisso do Governo do Amazonas com a inclusão. O atleta Francisco Barros, campeão da categoria cadeirante masculino, celebrou a participação e a diversidade da corrida.
“Sou atleta PCD, cadeirante, e estar na Corrida do Teatro Amazonas é motivo de muito orgulho. Representar a nossa equipe e as pessoas com deficiência em um evento que celebra o Teatro Amazonas é muito gratificante”, destacou.
Segundo ele, a Corrida do Teatro Amazonas é aguardada durante todo o ano por marcar o encerramento do calendário esportivo.
“Ao longo do ano, participei de várias competições, desde provas curtas até maratonas de 42 quilômetros e desafios de 65 quilômetros. A Corrida do Teatro Amazonas marca a última corrida do ano e é uma prova muito esperada”, comentou.
Ao celebrar mais um aniversário do Teatro Amazonas, o Governo do Amazonas reafirma a integração entre esporte, cultura e inclusão, fortalecendo a valorização do patrimônio histórico e promovendo qualidade de vida para a população.
➡️Tudo sobre Esportes, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura registrou mais de 690 mil atendimentos a usuários com diabetes e hipertensão
Defensoria Pública garante que pacientes do Amazonas façam cirurgia do coração com dinheiro bloqueado do Estado
Museu da Amazônia recebe Licença de Operação do Ipaam para jardim zoológico
Balanço 2025: Núcleo de Registros Públicos da Defensoria do Amazonas realiza mais de 70 mil atendimentos
Base Arpão 2: PMAM apreende 15 quilos de entorpecentes escondidos entre garrafões de água
Corrida do Teatro Amazonas reúne mais de 3 mil atletas na celebração dos 129 anos do monumento