O duo ribeirinho Curumiz, formado pelos artistas Kemerson Freitas e Alziney Pereira, está à frente do projeto “Arte Ribeira: grafitando as comunidades ribeirinhas de Parintins ”, iniciativa cultural que leva a arte urbana para além das cidades e insere o graffiti no cotidiano de comunidades amazônicas.
A proposta contempla a produção de murais em três comunidades ribeirinhas próximas a Parintins: Paraná do Espírito Santo do Meio, Santa Terezinha do Caburi e Vila Batista. Casas, palafitas e espaços coletivos se tornarão telas para a arte dos Curumiz, que desenvolvem os trabalhos a partir de entrevistas com moradores e lideranças, retratando memórias, lendas e elementos do imaginário amazônico.
Além das intervenções artísticas, o projeto será documentado em vídeo, com registro do processo criativo, das interações comunitárias e da realização dos murais. O resultado será um documentário de média-metragem, disponibilizado gratuitamente em plataformas digitais, contribuindo para a divulgação cultural e para o fortalecimento do turismo comunitário.
Para os artistas, o projeto é também uma forma de democratizar o acesso ao graffiti. “Muitos moradores nunca entraram em uma galeria de arte. Com o Arte Ribeira, queremos aproximar essas pessoas de uma linguagem que costuma estar presente apenas em capitais e metrópoles”, afirma Kemerson Freitas, do Curumiz.
O Arte Ribeira conta com o patrocínio do Plano Nacional Aldir Blanc 2024, aprovado através do edital nº 12/2024.
(Fotos: Tayna Satere)
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Shopping Manaus ViaNorte ganha posto de atendimento do Sinetram
Última edição do Samba Manaus: pré-venda libera os menores preços
Turismo internacional: Marca Amazônia é lançada na B2B World Travel Market, em Londres
Prefeito David Almeida anuncia edital de concurso da Semmas com 30 vagas
Prefeitura de Manaus elimina 561 pontos de descarte irregular de lixo em outubro e reforça apelo por consciência ambiental
Contribuintes já podem usar créditos da NFS-e para abatimento do IPTU 2026