Autora da Lei nº 6.193/2023, que instituiu o Julho Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a saúde de animais e à prevenção de zoonoses, a deputada estadual Joana Darc (UB) destacou prevenções a serem utilizadas pelos tutores sobre a saúde dos animais no Amazonas. A parlamentar também pontuou a importância da adoção de cães e gatos em situação de rua.
Presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam) e médica veterinária, Darc ressalta a importância de medidas preventivas de combate às zoonoses e de instrução para o zelo com animais em situação de rua e domésticos.
“Uma das principais zoonoses que afeta o Amazonas é a esporotricose, uma doença que pode ser fatal para um animal, mas que temos como combater através da conscientização. Castrar seu animal, por exemplo, é uma maneira excelente de evitar que ele contraia esporotricose, pois diminui as saidinhas de casa e, consequentemente, as brigas com animais acometidos pela doença”, detalhou.
Zoonoses no Amazonas
Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas de animais para pessoas que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos ou vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores são os principais acometidos por zoonoses, especialmente raiva, esporotricose, leishmaniose, zika e criptococose, por exemplo.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), de 1º de janeiro a 27 de maio deste ano, o Amazonas registrou 603 casos de esporotricose humana. O número é 5,97% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, em 2024.
Do total de casos em 2025 até o momento, 569 foram confirmados em Manaus e 34 foram confirmados em nove municípios do interior. O órgão faz um monitoramento anual da situação de zoonoses, que afetam animais e pessoas em solo amazonense.
Não compre, adote
No artigo 2º da Lei Julho Dourado, é defendido que as campanhas de adoção de cães e gatos abandonados existam durante o mês para contribuir com a melhoria dos indicadores relativos à saúde dos animais e, também, com a saúde pública do Estado. Joana Darc faz um apelo para a população adotar animais em situação de rua no Amazonas.
“Diariamente, vemos diversos animais abandonados nas ruas do estado. São seres vulneráveis que possuem direito a uma vida digna, que não estão ali porque querem, mas porque foram condicionados a isso e precisamos lembrar que abandonar animais é crime. Sempre faço divulgação de animais para adoção, por isso defendo a necessidade de adoção responsável de cães e gatos”, disse.
No Brasil, maltratar e cometer ato de abuso contra animais silvestres e domésticos é crime. As denúncias podem ser realizadas em qualquer delegacia e, ainda, podem ser enviadas para a Central de Atendimento da Deputada Joana Darc, através do WhatsApp, no número (92) 98145-1111.
Castração de animais
Nesta primeira semana de julho, uma unidade móvel estará em Iranduba, realizando castrações em dois pontos do município: Paróquia São João Batista e na comunidade do Ramal Cachoeira do Castanho.
Para a comunidade Ramal Cachoeira do Castanho, o agendamento inicia nesta quarta-feira (02), de 9h até 14h, com entrega de senhas por ordem de chegada, sendo 200 vagas disponibilizadas, na casinha de saúde da comunidade no Ramal Cachoeira do Castanho, localizada no KM 24 da AM-070, em Iranduba, Amazonas.
Por sua vez, na Paróquia São João Batista, o agendamento inicia no dia 3/7 (quinta-feira), de 9h até 14h, com entrega de senhas por ordem de chegada, sendo 200 vagas disponibilizadas, na Paróquia São João Batista, localizada na avenida Rio Madeira, 334 – Centro de Iranduba.
(Foto: Assessoria de Comunicação)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Festival “Meu Norte, Meu Som” terá shows de Grupo Revelação e Raquel dos Teclados em Manaus
STF mantém, por unanimidade, prisão preventiva de Jair Bolsonaro após tentativa de violar tornozeleira
Morre aos 81 anos Jimmy Cliff, ícone do reggae e pioneiro do gênero na Jamaica
Onça-pintada resgatada no Rio Negro é devolvida à natureza após 40 dias de reabilitação, no Amazonas
Sejusc arrecada roupas e calçados para pessoas em situação de rua até 15 de dezembro
Anavitória comemora 10 anos de carreira com show da Turnê das Esquinas em Manaus