A deputada estadual Joana Darc (UB) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 741/2024 que planeja instituir a “Cartilha Azul”, no Amazonas, com o objetivo de confeccionar e disponibilizar uma cartilha informativa para todos os pais e responsáveis de alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA, devidamente matriculados na rede estadual de ensino do Estado.
O conteúdo da cartilha será composto pelos principais direitos legais das pessoas com TEA, de forma clara, exemplificada e ilustrativa, a fim de facilitar a compreensão do público alvo, contendo direitos como atendimento prioritário, vagas de estacionamento prioritárias, transporte gratuito, entre outros.
Leia também:
- PF revela documentos de militares golpistas que planejaram assassinatos de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes;
- Biden anuncia aporte ao Fundo Amazônia e destaca legado ambiental durante visita a Manaus;
- Uso de biogás e de biometano ganha incentivo a partir de Lei de autoria do deputado estadual Roberto Cidade;
Vice-presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada Joana Darc defende que a cartilha servirá como auxílio para os pais e responsáveis identificarem seus direitos na sociedade para garantir uma inclusão plena.
“A cartilha vai servir como um suporte essencial para que as famílias compreendam seus direitos e busquem um atendimento adequado às necessidades do público. Muitos pais e responsáveis não têm pleno conhecimento das leis que protegem as pessoas com TEA, o que pode dificultar o acesso a benefícios essenciais. Por isso, defendemos que seja implementada essa cartilha”, detalhou.
A proposta planeja que a cartilha seja disponibilizada de forma gratuita, sendo em material impresso e digital. Ainda, a inclusão de vários formatos, como cartilhas, folders e cartazes, além do envio por meio eletrônico e aplicativos de mensagens, garante que o conteúdo chegue de forma eficiente ao público alvo.
Sobre o TEA
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
No Brasil, o autismo foi incluído no censo demográfico de 2020 por determinação da Lei n. 13.861, de 18 de julho de 2019. Atualmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que haja dois milhões de brasileiros autistas, o que significa afirmar que 1% da população estaria no espectro.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Foto: Assessoria de Comunicação


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Presidente Roberto Cidade abre ano legislativo de 2026 e reforça papel da Aleam no desenvolvimento do Amazonas
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários