A deputada estadual Joana Darc (UB), autora da Lei Estadual nº 7.129, de 17 de outubro de 2024, que institui a campanha “Abril Laranja” dedicada à prevenção da crueldade contra os animais, conversou com acadêmicos do curso de Medicina Veterinária sobre proteção e maus-tratos aos animais, na quinta-feira (25/4), no Centro Universitário Fametro.
A cor laranja foi escolhida pela American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais em tradução livre), uma entidade internacional de proteção animal, para representar o “Mês da Prevenção à Crueldade contra os Animais” em todo o mundo.
“Estamos falando sobre isso, fazendo evento e ações de conscientização sobre como alguns animais são submetidos ao crime de maus-tratos. Quando combatemos o abandono e os maus-tratos, muitas vezes, óbvio, a gente resgata o animal e precisamos, logo em seguida, encontrar um lar para ele. Então, sempre fazemos esses eventos com adoção responsável”, disse.
Médica veterinária e presidente da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), Joana Darc defendeu as leis, de sua autoria, apresentadas na Casa Legislativa estadual e destacou alguns resgates de animais no Estado.
Animais para adoção
Aproveitando a oportunidade, a CPAMA realizou um evento de adoção de animais no Centro Universitário Fametro. A ação foi em conjunto com a Comissão de Proteção e Bem-estar Animal da Câmara Municipal de Manaus (Compets).
Princesa, Cabecinha, Bob e Junior foram os animais escolhidos para o evento de adoção responsável. Todos os cães foram resgatados pela deputada estadual Joana Darc, presidente da especializada em situação de maus-tratos aos animais da Aleam. Importante ressaltar que todos os animais são castrados, vacinados e vermifugados.
Conscientização contra os maus-tratos
Na ocasião, a equipe da CPAMA entregou panfleto sobre “Abril Laranja”, um material que descreve o que pode ser considerado maus-tratos contra os animais. Além disso, o folheto conta com um disque denúncia ligado direto à Delegacia Especializada de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), responsável pelas diligências que envolvem a causa animal no Estado.
Maus-tratos é crime
Maus-tratos é crime, e se condenado, o indivíduo pode pegar cinco anos de prisão, conforme a Lei n.º 14.064/2020, com aumento das penas combinadas quando se tratar de cão ou gato.
Se comprovado o crime de maus-tratos, os responsáveis ainda deverão arcar com o tratamento médico-veterinário, conforme a Lei Estadual n.º 5.408/2021, de autoria da deputada Joana Darc.
(Foto: Assessoria de Comunicação)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe comercialização de produtos à base de cannabis e cogumelos de três empresas
Pix Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (13)
Agora é digital: MPAM lança emissão online de certidões e facilita acesso da população a informações públicas
Rodrigo Teaser apresenta em Manaus o maior tributo a Michael Jackson do mundo
Em tramitação na Aleam, proposta do presidente Roberto Cidade que prevê redução do uso de plásticos descartáveis nas escolas estaduais
Presidente Roberto Cidade anuncia prorrogação das inscrições do concurso da Aleam até 16 de outubro