A deputada estadual Joana Darc (UB) anunciou, durante seu discurso nesta quarta-feira (4/6) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um indicativo a ser enviado ao Governo do Amazonas, sugerindo a criação de uma linha de crédito especial para os médicos veterinários do estado, denominada “Vet Empreendedor” — nome dado pela parlamentar à parceria entre a agência estadual e a entidade de classe.
A iniciativa de Joana Darc parte da necessidade de apoiar recém-formados em Medicina Veterinária no empreendedorismo, com foco na economia estadual, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), desde que comprovem aptidão para o exercício da profissão. Segundo a parlamentar, que também é médica veterinária, a criação dessa linha ajudará a categoria a abrir o próprio negócio.
“Tudo no início é difícil, porque você está saindo da faculdade, pagando dívidas acadêmicas e precisa começar um novo negócio. Até para atender a domicílio, o veterinário precisa comprar insumos, vacinas e equipamentos, como o estetoscópio, porque hoje não existe esse apoio. Então, estou fazendo um indicativo ao Governo para que possamos ter essa linha de crédito pela Afeam”, destacou.
O documento justifica que a linha de crédito tem como objetivo fortalecer e expandir as atividades profissionais na área de Medicina Veterinária, salientando que o médico veterinário enfrenta demandas crescentes por serviços de qualidade, o que exige constante atualização tecnológica, capacitação profissional e estrutura física adequada para melhor atender aos clientes e garantir o bem-estar animal.
Gerar emprego e renda
O setor veterinário tem apresentado crescimento consistente, impulsionado pelo aumento da conscientização sobre a saúde animal e pelo papel cada vez mais relevante dos pets na vida das famílias.
Durante seu pronunciamento, a parlamentar ainda apontou como o crédito poderia ser usado pelos médicos veterinários que desejam ter o próprio negócio.
“Seja para empreender na sua clínica, no seu pet shop ou no seu negócio a domicílio. Vamos gerar emprego e renda. Todo empreendimento pet, como hotel para animais, por exemplo, é um mercado que cresce muito e colabora com a economia do nosso estado”, afirmou.
O cenário favorável ao mercado pet, aliado à atuação dos médicos veterinários, reforça a viabilidade econômica da atividade e a capacidade de retorno do investimento para o Governo do Amazonas.
“Estamos ajudando o veterinário a empreender, dando oportunidade, gerando emprego e renda, ajudando a categoria no estado. A gente segue fazendo o que ninguém nunca fez aqui na Aleam, criando oportunidade para o veterinário crescer, evoluir e ser dono do próprio negócio”, finalizou Joana Darc.
(Foto: Assessoria de Comunicação)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Preta Gil morre aos 50 anos nos EUA após longa batalha contra câncer no intestino
Após quase 3 anos de desconto, tarifa do Zona Azul Manaus retorna ao valor integral
Especialistas desmentem boatos sobre GPS americano e destacam alternativas já acessíveis ao Brasil
Bolsonaro permanece em casa no domingo após instalação de tornozeleira eletrônica determinada pelo STF
Prefeitura de Manaus retira até 400 toneladas de lixo do rio Negro em nova operação de transbordo
Unidade de Saúde da Mulher da zona Leste atenderá em novo endereço