No encerramento das atividades parlamentares do primeiro semestre da 20ª Legislatura, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comandou a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023, além de outras 19 matérias legislativas, e fez a prestação de contas do primeiro semestre de seu mandato. Durante o período, o deputado presidente apresentou 94 Projetos de Lei, sendo que 12 deles foram sancionados pelo Governo do Estado e hoje são leis. Outros 28 foram votados – inclusive dois na votação desta quarta-feira – e aguardam a sanção governamental. Também foram apresentados 284 Requerimentos e 5 Projetos de Resolução Legislativa (PRL).
“A LDO foi aprovada pelo plenário da Casa do Povo, demos a nossa contribuição ao orçamento do Estado. A LDO tramitou no prazo regimental, passou pelas comissões e todos os deputados tiveram a oportunidade de analisá-la. Acredito que o Executivo tem o poder de remanejar, executar e fizemos o nosso papel”, afirmou o presidente.
Cidade destacou ainda a produtividade dos 24 deputados estaduais neste primeiro semestre. “Tivemos uma produção muito grande nesta atual Legislatura. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) deliberou mais de 1.000 projetos. As emendas parlamentares estão chegando na ponta, tanto na capital quanto no interior, e atendendo a quem mais precisa. Todas as matérias que chegaram a esta Casa, tivemos a maturidade de analisar e deliberar no plenário. O que o colegiado decidiu, foi respeitado. Regimentalmente, tudo foi cumprido”, reforçou.
Para o segundo semestre, Cidade destacou que será o momento da apresentação das Emendas Parlamentares para 2024. “Na volta do recesso, os deputados que estão no primeiro mandato poderão apresentar suas emendas. A apresentação ocorre em 2023 e a execução em 2024. Elas são mais um braço forte para que o Executivo, a partir das emendas destinadas pelos parlamentares, conseguirem levar os serviços às pessoas e às comunidades”, falou.
Mandato parlamentar
Em relação ao seu mandato parlamentar, Cidade destacou que seus Projetos de Lei compreendem diversas áreas, dentre elas educação, saúde, economia, geração de emprego e renda; cidadania, proteção e defesa da mulher, defesa do consumidor, de atenção à pessoa com deficiência e de proteção social.
“Dos nossos PLs apresentados este ano, 40, com os dois na pauta de hoje, foram votados e aprovados em plenário pelos colegas deputados. Destes 12 já foram sancionadas e, portanto, transformados em leis. Isso sem falar nos 284 requerimentos também apresentados. Agradeço a todos da nossa equipe pelo comprometimento para que o trabalho fosse realizado”, disse.
Cidade lembrou também que além das atividades internas na Assembleia, ele e sua equipe realizam ações sociais, em bairros da capital e também em municípios do nosso Estado. “Estamos com ações programadas neste mês para os municípios de Presidente Figueiredo e Autazes. E, em Manaus, neste primeiro semestre realizamos sete edições do programa Cidade em Ação nas zonas Norte, Oeste, Sul e Leste.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SSP-AM convoca donos de 472 celulares para retirada no programa RecuperaFone em Manaus
Contribuintes têm até esta segunda (7) para pagar Alvará 2025 cota única com desconto em Manaus
Prefeitura de Manaus abre edital para apoio estrutural aos Festivais Folclóricos dos Bairros
Dia Nacional de Combate ao Bullying: A violência na escola impacta a vida dos alunos de diversas formas
Presidente Roberto Cidade comemora recorde de participação no Feclam 2025 e anuncia novidades para a edição 2026
Com sets de house e techno, Roque Castro, Reizko e mais quatro DJs agitam festa “Gang Tour Manaus”