O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), celebra nesta sexta-feira (13/06) o Dia do Turista com resultados positivos no setor. O estado recebeu mais de 132,5 mil turistas, no primeiro quadrimestre de 2025, um crescimento de quase 13% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 117,3 mil visitantes escolheram o destino Amazonas.
O presidente Amazonastur, Marcel Alexandre, ressaltou que os números refletem o esforço do Governo do Amazonas em tornar o estado cada vez mais preparado e atrativo para receber visitantes de todas as partes do mundo.
“Esses dados reforçam o potencial do Amazonas como destino turístico diferenciado, onde a natureza, a cultura e a hospitalidade caminham juntas. O governo do estado está trabalhando continuamente para estruturar os serviços, fortalecer os atrativos e valorizar os nossos visitantes”, disse.
De acordo com o levantamento do Departamento de Estatística da Amazonastur, a movimentação de turistas no estado, de janeiro a abril de 2025, chegou a 132.559 visitantes, uma alta de 12,92% frente ao primeiro quadrimestre de 2024, quando a movimentação totalizou 117.396 turistas.
Deste total, 96.277 foram turistas nacionais, uma alta de 9,93% em relação aos 87.582 turistas registrados no mesmo período do ano passado. A movimentação de turistas internacionais também cresceu, com 32.082 estrangeiros frente a 26.329 em 2024, aumento de 2,85%. Além disso, 4.200 pessoas não especificaram sua origem, frente aos 3.485 do ano passado, uma alta de 20,52%.
Os principais emissores nacionais foram os estados de São Paulo, Pará e Rio de Janeiro. Já entre os visitantes internacionais destacam-se turistas vindos dos Estados Unidos, Colômbia e França.
Entre os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros estão Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba e Novo Airão. No público internacional, os destaques são Manaus, Presidente Figueiredo, Novo Airão e Tabatinga.
Natureza e sabores
A pesquisa da Amazonastur também revela que as principais atividades buscadas pelos turistas nacionais incluem a gastronomia regional, passeios pelos rios, compras de artesanato e visitas à floresta. Já os visitantes estrangeiros se interessam especialmente pelos passeios fluviais, culinária local, trilhas e experiências de aventura na selva.
A intenção de retorno também se mostrou elevada: 92,16% entre os brasileiros e 73,68% entre os estrangeiros que pretendem voltar ao estado. O índice médio de satisfação foi de 74,72% no público doméstico e 74,83% no internacional. A gastronomia amazonense se destacou como um dos principais pontos positivos, com aprovação de 96,49% entre os turistas brasileiros e 96,30% entre os internacionais.
(Fotos: Lucas Silva e Tácio Melo / Amazonastur)
➡️Mais notícias sobre Turismo&Gastronomia, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Balsa natalina leva maior Natal flutuante da história a 45 comunidades ribeirinhas de Manaus
Presidente Roberto Cidade prestigia cerimônia de posse no TCE e exalta contribuição da Corte de Contas ao Amazonas
Linha 085 tem itinerário alterado e passa a atender novas vias no Colônia Antônio Aleixo
Avenida do Turismo recebe terceira faixa e tem mobilidade ampliada na zona Oeste de Manaus
Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em cinco bairros de Manaus até 12 de dezembro
Contran aprova fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar CNH e reduz exigências no processo