Dia dos Namorados deve impulsionar bares e restaurantes: 91% dos empresários no Amazonas e 82% no Brasil projetam aumento no faturamento

Dia dos Namorados deve impulsionar bares e restaurantes: 91% dos empresários no Amazonas e 82% no Brasil projetam aumento no faturamento

O otimismo tomou conta dos bares e restaurantes do Amazonas e de todo o país na expectativa pelo Dia dos Namorados, uma das datas mais importantes para o setor de alimentação fora do lar. Segundo levantamento da Abrasel no Amazonas, 91% dos estabelecimentos locais esperam aumentar o faturamento em relação à mesma data do ano passado. No cenário nacional, a expectativa também é alta: 82% dos empresários brasileiros projetam crescimento.

No Amazonas, a maioria dos empresários acredita em crescimento de até 20%. Especificamente, 25% estimam aumento de até 5%, 27% projetam crescimento entre 6% e 10%, e 23% esperam avanço entre 11% e 20%. Outros 8% estão ainda mais otimistas e calculam alta de 21% a 30%, enquanto mais 8% preveem aumento acima de 30%. Apenas 5% projetam estabilidade e 3% temem queda no faturamento.

“O Dia dos Namorados segue como uma das datas mais estratégicas para bares e restaurantes no Brasil. Com 91% dos estabelecimentos apostando em aumento de faturamento no Amazonas, o setor mostra força e criatividade para transformar amor em oportunidade. Mesmo com os desafios da inflação e margens apertadas, os empreendedores enxergam nas experiências bem planejadas uma forma de encantar os casais e impulsionar a retomada”, afirma Franco Andrade, presidente da Abrasel no Amazonas.

No Brasil, a adesão à data também é praticamente total: 95% dos estabelecimentos abrirão as portas no dia 12 de junho, sendo que 1% abrirá exclusivamente para a data, e apenas 5% não devem funcionar ou ainda estão indecisos.

Semana dos Namorados e estratégia de expansão da data

Para ampliar os resultados, a Abrasel lançou a campanha “Semana dos Namorados”, incentivando os estabelecimentos a estenderem as ações além do tradicional jantar do dia 12 de junho. A campanha inclui uma cartilha com orientações sobre ambientação, atendimento e estratégias comerciais para aumentar o faturamento. O material está disponível em: materiais.abrasel.com.br/cartilha-semana-dos-namorados.

“Historicamente, é o dia de maior movimento nos bares e restaurantes, com filas e lotação máxima. Ao estimular comemorações ao longo da semana, queremos oferecer experiências mais tranquilas, confortáveis e prazerosas, tanto para clientes quanto para as equipes de atendimento”, explica Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel nacional.

Inflação e desafios no radar do setor

O cenário que antecede o Dia dos Namorados revela sinais de recuperação, mas ainda com desafios. No Amazonas, em abril, 40% das empresas tiveram lucro, 40% operaram em equilíbrio e 20% registraram prejuízo. No Brasil, os números são semelhantes: 40% lucraram, 40% equilibraram as contas e 19% tiveram prejuízo.

Quando o assunto é preço, a pesquisa revela que 33% dos bares e restaurantes do Amazonas não conseguiram reajustar os valores no último ano. Outros 60% fizeram ajustes dentro ou abaixo da inflação e apenas 7% aplicaram reajustes acima da inflação.

➡️Mais notícias sobre Economia&Business, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Compartilhe: