O discurso de posse de Donald Trump e seus desdobramentos geopolíticos preocupam o governo brasileiro, que prevê “uma batalha longa, dura e assimétrica” contra o impacto de sua nova gestão. A avaliação foi feita por integrantes do gabinete de análise internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo fontes, Trump busca reorganizar a extrema direita global, com apoio de bilionários como Elon Musk, agora associado ao governo americano. A Europa seria o principal foco inicial, com a Alemanha e a França como alvos prioritários. Na América Latina, Chile e Brasil estão no radar para fortalecer movimentos de direita.
No Brasil, há preocupação com a dependência de tecnologias fornecidas pela Starlink, de Musk, usada para conectar regiões remotas. O governo estuda formas de reduzir essa dependência.
Outro ponto crítico será a relação dos Estados Unidos com a China, cuja postura influenciará a geopolítica global. O Brasil, anfitrião da cúpula do BRICS neste ano, busca consolidar sua posição estratégica e garantir maior autonomia diante do cenário internacional.
➡️Mais notícias Internacionais, você encontra aqui.
(Foto: NIYI FOTE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prazo para inscrição no Sisu 2025 termina hoje às 23h59
Diplomacia brasileira reage com cautela ao discurso de posse de Trump e prevê desafios à democracia global
Elon Musk causa polêmica com gesto em comício de apoio a Trump, mas nega saudação nazista
Trump declara emergência na fronteira em discurso de posse e anuncia medidas protecionistas e expansionistas
Trump anuncia decreto para “acabar com toda censura” em discurso de posse nos EUA
Projeto de Roberto Cidade amplia proteção ao consumidor de operadoras de TV por assinatura e internet