Após a cerimônia de posse da 20ª Legislatura (2023-2027) dos 24 deputados e deputadas estaduais eleitos e reeleitos e a posterior eleição da Mesa Diretora, na manhã desta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o presidente da Aleam reeleito por aclamação de todos os parlamentares, Roberto Cidade (União Brasil), concedeu entrevista coletiva à imprensa.
Perguntado a respeito do significado de sua recondução e como será a relação com o Governo do Estado, Cidade resumiu em uma palavra: união. “Me deixa muito grato a todos essa aclamação, e nós continuaremos sempre aqui buscando o diálogo, respeitando as instituições. Nosso diálogo com o governo estadual se dará dessa forma, por meio de debates de todas as matérias que chegam à esta Casa. Manteremos uma relação harmônica, mas independente”, afirmou.
Relembrando sua estreia como deputado estadual, no começo de 2020, Roberto Cidade afirmou que o momento se tornou crítico, por conta do início da pandemia. “Cheguei num momento crítico para o Brasil e o mundo, no meio de uma pandemia. Como deputado mais jovem da história a ser eleito presidente, tive que mostrar trabalho, ganhar a confiança dos deputados e essa recondução é fruto de muito trabalho. Estou muito feliz e honrado e agradeço ao entendimento com todos os deputados e deputadas”, disse.
Roberto Cidade assegurou que a 20ª Legislatura dará ainda mais estrutura aos parlamentares estaduais para que possam executar com mais eficiência seus mandatos. “Também atuaremos para que a Aleam, através das Comissões Técnicas, possam contribuir com setores sensíveis do Amazonas, como Educação, Segurança e Saúde. Todos temos vontade de fazer um grande mandato”, assegurou.
A respeito da configuração das Comissões Técnicas, o parlamentar afirmou já haver conversas entre os deputados e que a composição das Comissões Técnicas está praticamente definida. “Na próxima quinta-feira (2), após a leitura da Mensagem Governamental, iremos nos reunir pela parte da tarde para fechar os nomes das Comissões”, informou.
Relação com o Executivo
Segundo o presidente da Aleam, a relação com o Executivo se dará da melhor forma possível. “Temos 24 parlamentares com pensamentos diferentes. Toda matéria que vier do Executivo será debatida. Trabalhamos de forma independente, mas com respeito e diálogo. Dessa forma quem ganha é a população. O governador Wilson Lima respeita a Assembleia, ele conversa com os deputados e é dessa forma que continuaremos caminhando”, finalizou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Deputada Joana Darc celebra mais de 800 castrações em Iranduba e reforça compromisso com saúde pública do Amazonas
Cidade Junina promete quatro dias de festa, tradição e solidariedade na Arena da Amazônia
Supermercado DB deve pagar indenização de R$ 500 mil por colocar saúde de trabalhadores em risco
Governo do Amazonas reforça turismo seguro com ação integrada na Balsa Amarela
Em reunião com moradores de Presidente Figueiredo, Roberto Cidade confirma início das obras da Rodovia AM-240 após sua articulação
Ações do Procon-AM em postos antecederam investigação nacional da AGU