Nem toda grande ideia nasce de um plano perfeito. Na década de 1960, a empresa norte-americana 3M estava empenhada em criar um novo tipo de adesivo superforte para o uso industrial pesado. Mas os planos falharam.
Spencer Silver, um dos químicos que se dedicou ao projeto, não conseguiu obter a fórmula desejada e criou um adesivo que grudava pouco e podia ser removido facilmente. Durante anos, a invenção de Silver foi considerada um fracasso e a descoberta foi arquivada e esquecida dentro da compainha.
Outro cientista entra na jogada
Silver, porém, nunca desistiu de sua criação. Apesar de não saber como usá-lo, ele acreditava que havia algo especial naquele adesivo — e estava certo.
Foi aí que Art Fry, outro cientista da 3M, entrou na história. Fry cantava em um coral de igreja e costumava usar pequenos pedaços de papel para marcar as páginas do seu hinário. O problema era que esses marcadores ou caíam com frequência ou danificavam as páginas. Cansado de lidar com isso, Fry lembrou-se da invenção de Silver. Foi assim que nasceu a ideia para o Post-it.
“Pensei, o que temos aqui não é apenas um marcador de páginas. É uma forma totalmente nova de comunicação”
Leia também:
- “O problema do burnout não é o trabalho, é o assédio no trabalho”, diz Izabella Camargo
- Em tempos de queimadas, essa empresa cresce plantando 1.000 árvores por dia
- Primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina inaugurada em Manaus
Art Fry, cientista de 3M
Em 1980, a 3M lançou oficialmente o produto, que rapidamente se tornou um sucesso. O que antes parecia um erro sem valor se transformou em um fenômeno utilizado em escritórios, escolas e casas ao redor do mundo.
Um exemplo de sucesso
A história do Post-it é um exemplo claro de que o erro, muitas vezes, pode ser o ponto de partida para uma inovação revolucionária. Em vez de desistir diante do fracasso, a 3M mostrou que a persistência e a criatividade são essenciais para transformar desafios em oportunidades. Não por acaso, a empresa se consolidou como uma referência mundial em inovação e criatividade.
A trajetória do Post-it também ensina que nem todas as invenções precisam nascer de um plano bem estruturado. Boas ideias também surgem de situações quando as pessoas estão dispostas a experimentar e a pensar fora da caixa.
Hoje, o Post-it é muito mais do que um simples pedaço de papel adesivo. Ele se tornou um símbolo de produtividade e organização. Ao longo dos anos, suas famosas notas amarelas apareceram em filmes, séries de TV e exposições.
Segundo a 3M, mais de 50 bilhões de Post-its são vendidos a cada ano em mais de 100 países. Esses números impressionantes reforçam a importância de saber enxergar o valor em algo que, a princípio, parecia sem uso.
Por Revista Exame.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura constrói ponte de 80 metros na marina do Davi em razão da estiagem
set
Espetáculo “Era Uma Vez In Concert” traz contos de fadas ao Teatro Manauara
set
Em evento com mais de cinco mil jovens neste sábado, Roberto Cidade reforçou compromissos com a juventude
set
Eliza Samudio: Documentário da Netflix revela novos detalhes; veja trailer
set
Macaé Evaristo assume Ministério dos Direitos Humanos em cerimônia no Palácio do Planalto
set
O Auto da Compadecida 2: O retorno do sucesso de Chicó e João Grilo; VEJA TRAILER
set