Com investimentos de R$ 3 milhões, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou, nesta segunda-feira (30/10), o Programa de Apoio à Pesquisa sobre Fenômenos Climáticos Extremos na Amazônia–Proclima-Amazônia, Edital Nº 018/2023.
A ação, inédita no estado, vai apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados à prevenção, mitigação e adaptação aos fenômenos climáticos extremos no âmbito da estiagem, enchentes, queimada e áreas degradadas na Amazônia, bem como seus impactos econômicos, sociais e ambientais.
Acesse ao edital em https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0182023/
Pesquisadores com título de doutor, vinculados às instituições de ensino superior, pesquisa ou centros de pesquisa sediados no Amazonas, podem encaminhar propostas a partir do dia 1º de novembro até as 17h do dia 18 de dezembro de 2023.
As propostas deverão ser apresentadas em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam– SigFapeam, disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br
Para acessar o formulário, o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao SigFapeam, conforme especificado no edital.
Linhas Temáticas
A Chamada estima apoiar até cinco projetos, com prazo de execução de até 18 meses. As propostas devem ser inseridos nas seguintes linhas temáticas: Gestão integrada de recursos hídricos na Amazônia, com vistas a avaliação e quantificação dos riscos associados aos fenômenos climáticos amazônicos; Repercussão dos fenômenos climáticos e suas implicações na saúde, na educação e no mercado de trabalho dos amazônidas; Mudanças climáticas antropogênicas e seu papel na acentuação de eventos climáticos extremos na Amazônia; ou Geração de tecnologias inovadoras e sustentáveis para mitigar os impactos das mudanças climáticas extremas na Amazônia.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
‘Ainda estou aqui’ faz história com três indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme
São Paulo vira sobre Corinthians no Majestoso e conquista o penta da Copinha
Duas mulheres assumem chefia de organizações da FAB em Manaus pela primeira vez na história
Amazonas ganha primeira sala de cinema dentro de Aldeia Indígena
Prefeitura de Manaus presta assistência humanitária a brasileiros deportados dos EUA
Governo ordena retirada de algemas de brasileiros deportados dos EUA