A cidade de Los Angeles enfrenta um cenário devastador e cada vez mais crítico, com incêndios florestais que já tiraram a vida de 24 pessoas, deixaram outras 16 desaparecidas e destruíram mais de 12 mil estruturas em uma área superior a 160 quilômetros quadrados. A situação, que já é alarmante, pode se agravar nas próximas horas com o retorno de ventos intensos, criando condições ideais para a rápida propagação das chamas.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA classificou a previsão do tempo como “extremamente crítica” para hoje e amanhã, elevando o nível de risco para 3, o mais alto da escala. Ariel Cohen, meteorologista da agência, alertou que “há potencial para um crescimento explosivo de incêndios até quarta-feira, à medida que os ventos voltarem a aumentar”.
Três grandes focos de incêndio colocam Los Angeles em alerta máximo. O maior deles, em Palisades, está apenas 13% contido, enquanto o foco de Eaton alcançou uma contenção de 27%. Mais de cinco mil bombeiros estão em campo, contando com o reforço de mil detentos do programa estadual de reabilitação.
O chefe do Corpo de Bombeiros da Califórnia, destacou que os ventos que retornarão entre a madrugada de hoje e amanhã podem empurrar as chamas para regiões vizinhas de Los Angeles, ampliando o alcance da destruição.
As autoridades não descartam ordenar evacuações em todo o Condado de Los Angeles, que abriga cerca de 10 milhões de pessoas. Além do risco das chamas, a fumaça tóxica gerada pelos incêndios representa uma séria ameaça à saúde pública. Moradores estão sendo orientados a evitar atividades ao ar livre e usar máscaras para se proteger da má qualidade do ar.
Prejuízos bilionários e impacto econômico
Uma estimativa preliminar da AccuWeather indica que os prejuízos financeiros causados pelos incêndios podem chegar a US$ 150 bilhões, equivalentes a mais de R$ 900 bilhões. Esse montante inclui a destruição de propriedades, danos às infraestruturas e interrupções em setores econômicos estratégicos da Califórnia.
Em meio ao caos, uma onda de saques está assolando Los Angeles, agravando ainda mais a situação. Nos últimos dois dias, sete pessoas foram presas, mas o Departamento de Polícia da cidade estima que pelo menos 10 detenções relacionadas a saques sejam feitas diariamente.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, se manifestou no X (antigo Twitter), declarando que “a Califórnia NÃO permitirá saques”.
A tragédia mobiliza esforços nacionais e internacionais para apoiar o combate às chamas e ajudar as vítimas. Países vizinhos, como o Canadá e o México, ofereceram assistência, enviando equipamentos e equipes especializadas em incêndios florestais.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
➡️Mais notícias Internacionais, você encontra aqui.
Foto: Patrick T. Fallon / AFP
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governador Wilson Lima destaca mais de 3 mil procedimentos na primeira semana do Hospital Público Veterinário do Amazonas
Prefeitura recolhe cerca de 10 mil pneus descartados irregularmente em Manaus no mês de setembro
Último dia de inscrição para o concurso da Aleam: mais de 60 mil candidatos já garantiram participação
Afya Educação Médica oferece consultas gratuitas em Endocrinologia Pediátrica
Mais brincadeira, menos tela: confira dicas para uma infância saudável
Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher