O setor de alimentação fora do lar no Amazonas aposta no feriadão da Semana Santa como oportunidade para virar a página após um início de ano desafiador. É o que aponta a última pesquisa realizada pela Abrasel no Amazonas entre os dias 24 de março e 1º de abril. Segundo o levantamento, 85% dos empresários esperam aumento no faturamento durante o feriado de Páscoa, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para 14%, o resultado deve se manter estável e apenas 1% projeta queda nas vendas.
A maioria dos entrevistados acredita que o crescimento será moderado: 25% estimam aumento de até 5%, enquanto 26% projetam entre 6% e 10%. Outros 12% esperam incremento entre 11% e 20%, e 22% apostam em alta superior a esse patamar — sendo 11% com previsão de mais de 30%.
Apesar do otimismo, os números de fevereiro indicam um cenário financeiro desafiador para o setor. No Amazonas, 35% das empresas operaram no prejuízo, número maior que o registrado no mês anterior. Por outro lado, 23% conseguiram lucrar e 41% apontaram estabilidade. Apenas 1% dos estabelecimentos entrevistados ainda não existia no período analisado.
Os impactos da inflação também seguem pressionando o setor de alimentação fora do lar no estado. Nos últimos 12 meses, 35% dos empresários não conseguiram reajustar seus preços. Outros 51% fizeram ajustes iguais ou abaixo da inflação e só 14% conseguiram aumentos acima desse índice.
Outro dado que chama atenção é o nível de endividamento. Ao todo, 42% dos negócios têm dívidas em atraso. Entre os principais compromissos pendentes estão impostos federais (71%), estaduais (57%) e encargos trabalhistas e previdenciários (37%).
Para Franco Andrade, presidente da Abrasel no Amazonas, mesmo diante dos desafios, o momento inspira confiança. “Apesar das dificuldades enfrentadas, como a inflação e a retração do setor econômico, as expectativas para o setor de alimentação fora do lar nesta Semana Santa são positivas, com projeções de desempenho melhores em comparação ao mesmo período do ano passado”, afirma.
Cenário nacional aponta tendência similar
A pesquisa nacional da Abrasel também identificou expectativas positivas entre os empresários do setor. Em todo o país, 71% esperam aumento no faturamento no feriadão de abril. Apesar disso, o setor ainda enfrenta desafios, como altos custos operacionais, baixo índice de lucro e dificuldades para reajustar preços, o que torna as datas sazonais ainda mais relevantes para o equilíbrio financeiro dos negócios.
➡️Mais notícias sobre Turismo, você encontra aqui.
(Foto: Tambagrill / Divulgação)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Aguarda sanção governamental proposta do deputado Roberto Cidade que amplia a proteção de grávidas contra a contaminação por arboviroses
Saúde AM Digital: Governador Wilson Lima vistoria instalação de salas que vão receber serviço de Telessaúde
“Feriadão” de abril anima bares e restaurantes no Amazonas
Presidente Roberto Cidade irá liderar comitiva de parlamentares para debater sobre o ‘tarifaço americano’ com a Suframa e a Sedecti
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica deslocamento das formigas no Arquipélago de Anavilhanas
Turnê de despedida da dupla Jorge & Mateus estreia em São Paulo e promete show histórico em Manaus