Festivais movimentam a cena cultural de Manaus em setembro e outubro

Festivais movimentam a cena cultural de Manaus em setembro e outubro

Três grandes festivais movimentam a cena cultural de Manaus no período de 17 de setembro a 12 de outubro: Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, Festival Lona Aberta e Festival de Teatro da Amazônia. A programação dos eventos tem entrada gratuita.

A 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte acontece entre 17 e 21 de setembro, no Teatro Amazonas, com três mostras competitivas: Amazônia, Outros Nortes e Olhar Panorâmico, a mostra não-competitiva Olhinho para o público infantojuvenil, curtas e longa-metragens convidados. Atividades formativas também compõem a agenda, em espaços como Centro Cultural Palácio da Justiça, Teatro Gebes Medeiros e Palacete Provincial, no Centro.

Referência no Norte do País, o evento é realizado pela Artrupe Produções, em parceria com o Cine Set e a Itaú Cultural Play e apoio da Atelo, Amazonas Shopping e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A sessão especial do longa-metragem “O Agente Secreto”, um dos seis finalistas que concorrem a uma vaga para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, lança o Olhar do Norte 2025 no dia 16 de setembro, às 20h30, no Kinoplex Amazonas Shopping, na avenida Djalma Batista, 482, Chapada.

O filme, que chega oficialmente aos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro, traz Marcelo, vivido por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que foge de um passado violento e misterioso e sai de São Paulo para Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A programação completa está disponível no perfil do festival no Instagram (@olhardonorte).

Lona Aberta

De 25 a 29 de setembro tem o 3º Festival Lona Aberta, evento realizado pelo Barravento Cultural que consolida o Amazonas na rota nacional e internacional de festivais de circo, com a proposta de intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e da América do Sul.

Neste ano, o Lona Aberta recebeu mais de 270 inscrições e selecionou projetos do Amazonas, Pará, Pernambuco, Goiás, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A agenda está no perfil @barravento.cultural no Instagram.

Entre os selecionados estão Assucena Pereira (PA), Bulacha (GO), Circo di SóLadies| Nem SóLadies (SP), Cia Gravidade Virtual (SP), Circo Muamba (CE), Cia Gravitá (SP), Coletivo FusCirco (CE), Grupo Folhas de Papel (PA), Iogan Montefusco (AM), Richard Harts (AM), Perzpica (AM), Palhaço Gambiarra (PE), Minúsculo Circo Caracol (RJ), Grupo Parlapatões (SP), Saracura do Brejo (GO) e Dupla Gomesninow (RS).

Teatro da Amazônia

O Festival de Teatro da Amazônia (FTA) 2025 está confirmado entre os dias 28 de setembro e 12 de outubro, com programação gratuita em espaços do centro histórico de Manaus, Concurso de Dramaturgia e publicação de cinco obras amazonenses, além de duas oficinas especiais.

Na abertura, o FTA traz duas apresentações de “Alzira’i”, obra escrita por Zahy Tentehar e Duda Rios, no Teatro Amazonas, nos dias 28 de setembro, às 19h, e 29 de setembro, às 20h. O solo autobiográfico trata da relação entre Zahy e sua mãe, Azira’i, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, onde ambas nasceram.

O trabalho, dirigido por Denise Stutz e Duda Rios e produzido pela Sarau Cultura Brasileira, ganhou o principal prêmio Brasileiro de Teatro, como melhor iluminação e melhor atriz. Com isso, Zahy se tornou a primeira artista indígena a ganhar um prêmio de teatro nesta categoria.

A 19ª edição do festival tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A lista de espetáculos selecionados vai ser divulgada no site da Federação de Teatro do Amazonas (fetam.com.br) e no Instagram (@fetam.teatro).

Em 2024, o FTA foi eleito “Melhor Projeto ou Evento de Incentivo ao Teatro” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional.

(FOTOS: Divulgação)

CONTATOS PARA ENTREVISTAS:
Diego Bauer / Olhar do Norte – 98592-3536
Jean Palladino / Lona Aberta – 98265-0946
Cléber Ferreira / Teatro da Amazônia – 98587-9199

MAIS INFORMAÇÕES:
Manuella Barros – 98172-9842

➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: