Promovendo a saúde sexual com a prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), distribuiu 9,5 mil entre preservativos e géis lubrificantes durante o Festival de Parintins 2024.
Neste ano, a FVS-RCP esteve com estande no Turistódromo, por onde circulam turistas da festa. No local, equipes do Programa Estadual de HIV e outras IST’s do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da instituição, destacaram a prevenção combinada ao HIV e outras IST’s, incluindo distribuição de preservativos (interno e externo), géis lubrificantes, kits de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além de orientação sobre autotestagem para HIV.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância de inserir a pauta da prevenção combinada em um evento de massa, como o Festival de Parintins. “Eventos de grande porte são estratégicos para ampliar o acesso à informação e aos métodos de prevenção. A prevenção combinada é uma estratégia eficaz que visa não apenas a proteção individual, mas também a redução de novos casos de IST’s”, disse a diretora.
O responsável pela vigilância epidemiológico da FVS-RCP, Alexsandro Melo, detalha itens da prevenção combinada. “Na prevenção combinada, o preservativo funciona como barreira de proteção que pode ser aliado ao medicamento, usado tanto pré como pós-exposição. A finalidade é aumentar a proteção”, acrescenta Alexsandro.
A Organização da Sociedade Civil (OSC) Aliança LGBT-Amazonas fortaleceu a ação. “Somamos forças para difundir ainda mais a importância de todos se prevenirem contra HIV e outras IST’s. A infecção não tem cara, nem idade, muito menos gênero e sexo. É preciso se prevenir”, disse o representante da OSC, Francisco Nery.






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça encerra audiência de instrução de acusados por linchamento de motorista em Manaus
Mais de 40 produtores participam da Feira de Agricultura Familiar neste sábado
Open Internacional de Luta Livre Profissional acontece dia 27 de abril e inscrições promocionais estão abertas
Lei de Roberto Cidade busca desmistificar epilepsia e contribuir para a qualidade de vida do paciente
Criação do Mosaico do Baixo Rio Madeira impulsiona ações de conservação e fortalecimento territorial no Interflúvio Madeira-Purus
Matuê apresenta sua nova turnê “333” em Manaus neste final de semana