A capital amazonense será palco, de 3 a 5 de outubro, da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), principal encontro gastronômico da região Norte. Realizado pela Abrasel Amazonas, o evento terá como tema “O grande mercado Amazônia” e vai ocupar o Centro de Convenções Vasco Vasques, reunindo chefs premiados, empreendedores de destaque, palestras, aulas-show e uma ampla programação para toda a família.
Programação em destaque
A abertura, às 13h do dia 3 de outubro, marca também a 1ª Conferência Empresarial da Abrasel Amazonas, espaço dedicado a negócios e inovação no setor de alimentação fora do lar. Às 15h, o presidente da Abrasel-AM, Franco Andrade, abre o ciclo de palestras que trará histórias inspiradoras, como a de Djalma Pinheiro Neto, fundador do Sushi Ponta Negra, e seu case de sucesso.
O público também confere a experiência de Diego Avelino, Diretor de Desenvolvimento da Subway para América Latina e Caribe, que abordará como projetar ambientes gastronômicos para a nova geração de consumo; o casal Jessica e Leandro Kniphoff, criadores da rede JSK Burgers, com a palestra “Da falência ao milhão”; e Pedro Henrique Leite, CEO do Grupo Azilados (CE), que apresentará o tema “CEO de lanchonete, existe?”, compartilhando seu modelo de gestão ágil e inovador.
Nos dias 4 e 5 de outubro, a programação ganha tom internacional. A equatoriana Diana Mora, da Fundação Pachamama, e o chef Esteban Tapia, referência em etnogastronomia, abrem as palestras falando sobre “Sabores que conservam a Amazônia”. A premiada chef boliviana Marsia Taha (restaurante Arami, La Paz) apresenta os contrastes entre a Amazônia e as florestas bolivianas.
O público ainda poderá acompanhar nomes que representam a riqueza gastronômica do Brasil, como Chef Hiroya Takano, pioneiro da culinária japonesa no Amazonas; Ariani Malouf, referência do Pantanal; Selma Reis, ícone da cozinha amazônica contemporânea; e César Adames, especialista em bebidas com carreira internacional.
Além deles, compõem a programação da feira a chef Val Cabral, responsável por um projeto de empreendedorismo em comunidades, e Wildney Mourão, gerente de empreendedorismo da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) que traz o ‘Projeto Gigantio’ como tema.
Entre os destaques da programação de encerramento, a roda de conversa “Ariá, um alimento de memória afetiva” reúne a pesquisadora Noemia Kazue Ishikawa (INPA) e o jovem cientista amazonense Eli Minev, autor de um livro sobre o tubérculo amazônico. A programação completa está no site figaamazonia.com.br.
FIGA: mais que um evento gastronômico
Criada pela Abrasel Amazonas, a FIGA é uma plataforma de valorização da gastronomia amazônica como patrimônio cultural e vetor econômico. Ao integrar saberes tradicionais e inovação, o evento fortalece a cadeia produtiva, estimula negócios criativos e posiciona Manaus no cenário gastronômico mundial.
A edição 2025 reforça esse compromisso: além de estandes e aulas-show, haverá sala de negócios, atividades infantis e experiências sensoriais, ampliando as oportunidades para empreendedores, chefs, produtores e artesãos da região.
Sobre a Abrasel
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é a principal entidade de representação do setor de alimentação fora do lar no Brasil. No Amazonas, oferece suporte a empresários em questões operacionais, jurídicas e de gestão, promove capacitação em parceria com o Sebrae e lidera iniciativas estratégicas como a FIGA.
➡️Mais sobre Entretenimento, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Anavitória comemora 10 anos de carreira com show da Turnê das Esquinas em Manaus
Roda-gigante trava com visitantes em cabines dois dias após inauguração em Manaus
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal no Centro de Manaus
Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher
Presidente Roberto Cidade reforça apoio aos setores primário e social durante agenda nos municípios de Japurá, Alvarães e Tefé
Governador Wilson Lima autoriza estrutura flutuante que fortalece o manejo de jacarés na Reserva Mamirauá