Nos últimos dias, a capital amazonense, Manaus, experimentou uma leve melhora na qualidade do ar, com níveis considerados ‘moderados’. No entanto, a situação é bem diferente em várias cidades do interior do estado, onde a fumaça das queimadas continua a castigar a população.
De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UEA), municípios como Lábrea, Apuí, Humaitá, Itamarati, Boca do Acre e Tapuá estão enfrentando condições de ar ‘péssimas’. Lábrea, em particular, registrou uma concentração de material particulado de 794 µg/m³, 31 vezes acima do ideal. Boca do Acre também está em situação crítica, com 362,8 µg/m³ de material particulado, 14 vezes acima do recomendado.
A região conhecida como ‘Arco do Fogo’, que abrange partes do Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso, é a mais afetada pelas queimadas. O avanço da atividade agropecuária é apontado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como a principal causa dos incêndios.
Em agosto, o Amazonas registrou 10.328 focos de calor, um recorde histórico, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os meses de junho e julho também foram recordes, indicando uma tendência preocupante para a região.
Além dos municípios com qualidade do ar ‘péssima’, outras cidades registram níveis ‘ruins’ e ‘moderados’. Borba e Autazes estão classificadas como ‘ruins’, enquanto Tonantins e Eirunepé têm qualidade do ar ‘muito ruim’. Manaus, embora tenha melhorado, ainda está em nível ‘moderado’.
Em entrevista, Rodrigo Souza, cofundador do Selva e doutor em Meteorologia, alertou que a fumaça deve persistir nas próximas semanas. “Essa fumaça deve persistir hoje e amanhã também. Muito provavelmente deve-se alongar uns dias por aqui. Enquanto os ventos não retirarem essa fumaça da nossa região, ela vai persistir por aqui, porque a probabilidade de chuva é muito pequena”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Deputada Joana Darc celebra mais de 800 castrações em Iranduba e reforça compromisso com saúde pública do Amazonas
Cidade Junina promete quatro dias de festa, tradição e solidariedade na Arena da Amazônia
Supermercado DB deve pagar indenização de R$ 500 mil por colocar saúde de trabalhadores em risco
Governo do Amazonas reforça turismo seguro com ação integrada na Balsa Amarela
Em reunião com moradores de Presidente Figueiredo, Roberto Cidade confirma início das obras da Rodovia AM-240 após sua articulação
Ações do Procon-AM em postos antecederam investigação nacional da AGU