O Governo do Amazonas anunciou a ampliação das especialidades oferecidas pelo Telessaúde, dentro do Programa Saúde AM Digital, que passa a disponibilizar 17 áreas médicas. As novas especialidades incluem geriatria, alergologia e gastroenterologia, somando-se às já ofertadas, como cardiologia, dermatologia, ortopedia, endocrinologia e psicologia.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a iniciativa busca descentralizar o acesso à assistência especializada e reduzir o tempo de espera por consultas, especialmente em regiões remotas. O serviço já está presente em todos os 62 municípios do estado, com acesso via aplicativo Saúde AM Digital ou em telessalas instaladas em unidades de saúde.
Atualmente, o Amazonas conta com 87 telessalas distribuídas em 33 municípios, incluindo Manaus. Desde a implementação, em abril, o programa reduziu o tempo médio de espera de 100 para 19 dias. Além disso, houve aumento expressivo na oferta de atendimentos em áreas como psicologia pediátrica, com crescimento de 429%, e nutrição, que ampliou em 85% e reduziu em 88% a fila de espera.
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que a ferramenta digital encurta distâncias em localidades de difícil acesso, como Envira, onde o deslocamento até Manaus pode levar até 28 dias durante a seca. “Nosso compromisso é garantir acesso e promover a saúde digital como instrumento de equidade”, afirmou.
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado
Governo do Amazonas amplia para 17 especialidades atendidas por Telessaúde
Manaus orienta viajantes da COP 30 a atualizar vacinas para prevenir doenças
Feijoada se torna tradição que une sabor e cultura em shopping de Manaus
Roberto Cidade propõe aviso eletrônico via celular sobre remoção de veículos em estacionamento irregular
Manaus remove 600 toneladas de lixo ao eliminar lixeiras clandestinas na primeira semana de setembro