Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos à resolução de problemas e ao trabalho colaborativo, foi a base de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizado na Escola Estadual Tiradentes, localizada na zona centro-sul de Manaus.
Desenvolvido por pesquisadores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e coordenado pela mestra em Educação de Ciência na Amazônia Sandra de Oliveira Botelho, a pesquisa “Robótica uma proposta interdisciplinar na educação básica, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem” foi realizada no âmbito do Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Prodeb/Fapeam) – Edital nº 006/2021.
O projeto mobilizou professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, que utilizaram kits de Arduino, sucata eletrônica e práticas pedagógicas para encorajar o protagonismo estudantil, o pensamento crítico, a interdisciplinaridade e a pesquisa científica.
No decorrer do projeto, os estudantes construíram protótipos funcionais como robôs e carrinhos, aplicando conceitos de Física, Matemática, Computação e Meio Ambiente. Todo o método de ensino os ajudou a ter competências cognitivas, socioemocionais e colaborativas.
O projeto foi realizado ao longo de dez meses. Cada etapa envolveu pesquisa, experimentação, erro e reconstrução. Os estudantes foram desafiados a propor soluções sustentáveis para problemas do cotidiano, como o descarte inadequado de lixo eletrônico.
“Das cinco equipes, duas mudaram seu protótipo inicial duas vezes, melhorando e mudando em alguns aspectos, visto que ao serem testados não davam certo. Esse momento de reconstrução do conhecimento foi fundamental para o crescimento intelectual desses alunos”, comentou a coordenadora do projeto Sandra de Oliveira.
Para alguns estudantes, o projeto foi o primeiro contato com um notebook e a primeira experiência com pesquisa científica. Os efeitos do projeto ultrapassaram os muros da escola. A comunidade local participou ativamente, doando materiais e prestigiando as feiras e mostras científicas escolares.
Publicações técnico-científicas
O projeto deu origem a artigos que foram enviados para revistas científicas, a participação em Congressos e Seminários, além de ser enviado para inclusão no livro “Professor Inovador” da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A expectativa para o futuro é que o material gerado como questionários, roteiros de oficinas e os próprios protótipos, possam ser replicados em outras escolas públicas.
Prodeb/Fapeam
O Programa tem como objetivo fomentar a concessão de auxílio-pesquisa para apoiar projetos de pesquisa e de inovação, visando à valorização dos mestres e doutores que atuam na Rede Pública de Ensino, no âmbito da educação básica, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da educação no estado do Amazonas.
(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal da pesquisadora Sandra de Oliveira Botelho)
➡️Mais sobre Educação, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
STJ deve julgar pedido de liberdade de réus do caso Djidja em dezembro
Temporada de cruzeiros 2025 no Amazonas começa com chegada de navio com mais de mil turistas
Justiça autoriza prisão domiciliar para “Dama do Tráfico” no Amazonas
Professores encerram greve após oito dias em Manaus, mas categoria segue em estado de alerta
Quatro toneladas de drogas são incineradas em Manaus após apreensões ao longo de 2025
Roda-gigante turística será inaugurada na Ponta Negra, em Manaus, durante programação de Natal