Governo Federal divulga cartões de resposta do CNU

cartões resposta CNU

Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, o governo federal disponibilizou as imagens dos cartões de resposta dos candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como “Enem dos concursos”. Esta iniciativa marca um passo significativo na transparência e acessibilidade dos processos seletivos para cargos públicos.

Acesso aos Cartões de Resposta

Os candidatos podem acessar seus cartões de resposta através do portal cpnu.cesgranrio.org.br/login, utilizando o login do sistema gov.br. Esta medida permite que cada participante visualize exatamente o que preencheu no gabarito das questões de múltipla escolha, garantindo maior clareza e confiança no processo.

Veja o passo a passo:

Próximas Etapas

Além dos cartões de resposta, a imagem digital da prova discursiva será disponibilizada no dia 8 de outubro, juntamente com as notas finais das questões de múltipla escolha e as notas preliminares da prova discursiva. Os candidatos terão um prazo de dois dias para solicitar a revisão das notas da prova escrita, caso necessário.

Convocação para Envio de Títulos

No mesmo dia, 8 de outubro, será feita a convocação dos candidatos selecionados para o envio de títulos acadêmicos, como pós-graduação, mestrado e doutorado. Esta etapa é crucial para a composição das notas em determinados cargos, valorizando a qualificação dos candidatos.

Verificação de Reserva de Vagas

Até o início de novembro, os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e com deficiência serão chamados para procedimentos de verificação. Esta ação visa assegurar a correta aplicação das políticas de inclusão e diversidade no serviço público.

Divulgação dos Resultados

A divulgação do resultado final do CPNU está prevista para o dia 21 de novembro, com a convocação para posse dos aprovados iniciando em janeiro de 2025. Este cronograma detalhado reflete o compromisso do governo com a eficiência e a transparência no preenchimento das 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos públicos.

Classificação e Preferências

A classificação dos candidatos levará em conta as notas mais altas, tanto na ampla concorrência quanto nas vagas reservadas. Durante as inscrições, os candidatos puderam selecionar suas preferências de cargos e especialidades dentro de blocos temáticos. A aprovação será baseada nessa ordem de preferência, eliminando o candidato das listas de espera caso seja aprovado em sua primeira opção.

O CPNU, em sua estreia, centraliza os concursos autorizados para a contratação de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. Com a participação de 970 mil candidatos, menos da metade do total de inscritos, o concurso promete ser um marco na seleção de profissionais qualificados para o serviço público.

LEIA TAMBÉM

Compartilhe: