2ª dose da vacina contra a dengue está disponível para grupo de 10 a 14 anos

segunda dose vacina dengue

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas está convocando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra a dengue para buscarem a segunda dose nos postos de vacinação. Essa medida visa garantir a conclusão do esquema vacinal e fortalecer a proteção contra a doença.

Detalhes da Vacinação:

  • A vacinação contra a dengue está disponível em 12 municípios do Amazonas, seguindo a distribuição do Ministério da Saúde. Esses municípios incluem Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.
  • Até a última sexta-feira (24/05), foram aplicadas 43.452 doses da vacina contra a dengue no estado. Dessas, 43.259 foram de primeira dose e 193 de segunda dose, conforme informações das Secretarias Municipais de Saúde. Além disso, foram distribuídas 96.296 doses da vacina.
  • O esquema vacinal contra a dengue consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A vacina está disponível desde fevereiro no Amazonas, e a operacionalização das campanhas de vacinação é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde.

Importância da Segunda Dose:

  • A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que a conclusão do esquema vacinal é estratégica para garantir uma imunização eficaz contra a dengue. A segunda dose é essencial para fortalecer a resposta imunológica e proporcionar proteção duradoura.
  • A gerente de imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, reforça a importância da adesão à segunda dose. Pais e responsáveis devem verificar nos cartões de vacinação se seus filhos já estão no prazo para receber a segunda dose. Lembrando que a vacina é uma das formas de prevenção.

Prevenção Adicional:

  • Além da vacinação, outras medidas preventivas incluem evitar que o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, se reproduza. Isso envolve eliminar criadouros, como água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.
  • Manter quintais e áreas ao redor das casas limpas e livres de entulho também é estratégico para reduzir os locais de reprodução do mosquito. A FVS-RCP recomenda a vistoria semanal do espaço residencial ou profissional para eliminar criadouros.

Lembre-se sempre de seguir as orientações das autoridades de saúde e contribuir para a prevenção da dengue e outras arboviroses. A proteção é responsabilidade de todos!

Categorias:
Compartilhe: