A partir desta terça-feira, 25 de junho, às 9h, as inscrições on-line para a visitação do Centro Cultural de Parintins, conhecido como Bumbódromo, estão abertas. O agendamento é feito para as visitas no dia seguinte, permitindo que os visitantes agendem para o dia 26 (quarta-feira) e assim por diante até o dia 30 de junho, último dia para a visitação. As inscrições podem ser realizadas através do site cultura.am.gov.br.
Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de mergulhar na cultura folclórica de Parintins. O circuito inclui exposições, murais, esculturas e uma peça teatralizada. Os grupos serão acompanhados por monitores culturais e terão acesso aos murais “Patrimônio em Festa” e “Memória Afetiva dos Bois – Bumbás”. Esculturas em alto relevo na área externa do Bumbódromo também celebram a alta performance dos artistas parintinenses ao retratar sua cultura.
O tour inclui os bastidores e a produção do maior Festival Folclórico a céu aberto do Brasil. Os visitantes poderão assistir à apresentação teatral “Parintins, Folclore em Festa”, realizada pelos alunos do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes Cláudio Santoro de Parintins. Os horários para visita são entre 9h e 13h.
A experiência começa com uma peça teatralizada que remonta ao início da tradição dos bumbás, contando a origem dessas manifestações culturais. Desenvolvida em colaboração com o teatrólogo Thiago Oliveira e os professores de teatro de Parintins Francisco Xavier e Rosenilson Ramos, a peça será apresentada no Hall do Bumbódromo.
Jair Almeida, Turismólogo do festival, destaca que os visitantes conhecerão não apenas a logística das apresentações, mas também a história do Bumbódromo. “Exploraremos desde sua criação até a história do auto do boi, e, principalmente, a trajetória dos dois criadores dos bumbás: Roque Cid e Lindolfo Monteverde.”
A visita guiada é gratuita e acontece dentro do Bumbódromo, onde está localizado o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins. Serão oferecidas cerca de 800 vagas ao longo de cinco dias, com um total de 160 pessoas por dia que previamente agendaram as visitas através do portal cultura.am.gov.br.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
‘NuAnces’ leva magia e ancestralidade ao Largo de São Sebastião neste sábado
CUFA Amazonas coordena pesquisa histórica e revela quem são e como vivem os moradores das favelas no estado
Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música brasileira e mundial
Mostra de Teatro Águas de Manaus acontece em agosto com atrações gratuitas e musical sobre Rita Lee
Aleam reconhece a capoeira como modalidade esportiva a partir de lei de autoria do deputado Roberto Cidade
Homem é preso em Manaus por aplicar golpes com venda de móveis planejados; prejuízo passa de R$ 93 mil