Com presença confirmada em um dos maiores eventos científicos do Brasil, o Instituto Mamirauá e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), ambos considerados entre os mais importantes do Brasil e com alta relevância no cenário científico internacional, estarão representando o Amazonas na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que estará aberta ao público de 14 a 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, o evento pretende estimular o debate sobre o papel da pesquisa na promoção de um país mais equitativo, inclusivo e conectado, contemplando uma ampla diversidade de atividades, como conferências, mesas-redondas, exposições interativas, sessões culturais, minicursos, web-minicursos e a tradicional Sessão de Pôsteres.
Um dos grandes destaques da edição é a ampliação da programação voltada aos saberes tradicionais. Desse modo, a antiga “SBPC Afro e Indígena” evoluiu para “SBPC Afro, Indígena e Comunidades Tradicionais”, promovendo maior visibilidade a ribeirinhos, benzedeiras, bacamarteiros, artesãos e agricultores. A proposta é reconhecer e valorizar formas diversas de produção de conhecimento.
O evento é gratuito e aberto ao público, sendo esta uma oportunidade única para conhecer iniciativas que integram ciência, territórios e sociedade em prol do progresso científico nacional. Os interessados já podem acessar a programação da 77ª Reunião Anual da SBPC.
A Amazônia na SBPC 2025
Nesta edição, marcam presença o Instituto Mamirauá, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Museu Goeldi, do Pará. As três organizações integram a programação oficial, levando um pouco do impacto positivo de suas ações em conservação e desenvolvimento da Amazônia, além de fortalecer o protagonismo da região norte nos debates sobre ciência, relação com as comunidades ribeirinhas e sustentabilidade.
Uma das mesas mais aguardadas será mediada pelo professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo. Com o tema “Amazônia e Desenvolvimento Socioeconômico”, o debate se dará a partir das palestras do diretor-geral do Instituto Mamirauá, João Valsecchi; do diretor do Inpa, Henrique Pereira; e da representante do Museu Goeldi, Ima Célia Vieira.
Para Valsecchi, poder levar um pouco dessa experiência em prol do desenvolvimento socioeconômico para um evento científico tão importante é fundamental para demonstrar a realidade na Amazônia e os desafios enfrentados nessa jornada.
“Este é um momento muito oportuno. As três organizações acabam de fundar a rede Bioamazônia, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com institutos de pesquisa dos países amazônicos, como Colômbia, Equador, Peru e Bolívia e, com apenas um ano de existência, a rede já demonstra grande potencial, com colaborações científicas e trocas de experiências bastante promissoras. Em meio aos inúmeros desafios enfrentados na região, incluindo os impactos climáticos, seguimos fortalecendo nossa atuação de forma coletiva e colaborativa”, destacou.
SBPC 2025
Quando: 14 a 19 de julho de 2025
Onde: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife
Transmissões ao vivo: SBPCnet – YouTube
Contatos: +55 (97) 98119-8352 | [email protected] – Tefé (AM)
➡️Mais notícias sobre Ciência & Tecnologia, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Detran-AM: Contemplados pelo projeto CNH Social devem realizar o agendamento até o dia 29 de setembro
‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ terá roda de samba e pagode no palco Mangueirão Ancestralidade
Visa Manaus apreende 7,4 toneladas de alimentos em condições irregulares no Centro
Presidente Roberto Cidade destaca importância da garantia da terra ao cidadão durante encerramento da ‘Semana Solo Seguro’, do Poder Judiciário
Presidente Roberto Cidade destaca contribuições do ministro Mauro Campbell e do juiz Lizandro Garcia para o Judiciário brasileiro, durante outorga da Medalha Ruy Araújo
Yomara Lins reforça combate à violência contra a mulher durante Agosto Lilás