O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) lançou, nesta quinta-feira (06/02), um site exclusivo para acompanhar as ações da Operação Tamoiotatá 2024, a maior força-tarefa de combate ao desmatamento e às queimadas ilegais do estado. O lançamento ocorreu durante o Workshop Anual de Avaliação da operação, realizado no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), no Tarumã.
A nova plataforma foi criada para permitir à sociedade acompanhar, em tempo real, as atividades da operação, como fiscalização e monitoramento das áreas afetadas. O site contém dados detalhados, incluindo coordenadas geográficas, vídeos, mapas interativos e informações sobre cada uma das nove etapas da ação, que conta com a participação de 10 instituições.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, enfatizou a importância da ferramenta para promover maior transparência e controle das ações realizadas. “É com grande honra e alegria que o Ipaam desenvolveu esse site exclusivo para a Operação Tamoiotatá. Nele, serão alimentados todos os dados e ações que estamos realizando, incluindo os pontos e coordenadas. Esse site também servirá como uma base para prestarmos contas à sociedade, algo essencial tanto para o Ipaam quanto para a população”, afirmou Picanço.
O site da Operação Tamoiotatá pode ser acessado diretamente pelo portal do Ipaam, clicando no banner dedicado à operação, onde os cidadãos poderão acompanhar o andamento da fiscalização e as ações de proteção ambiental em tempo real.
Embargos
Além do site, o Ipaam abordou no workshop sobre os embargos emergenciais, que agora abrangem todo o estado do Amazonas, incluindo municípios que nunca haviam sido alvo de fiscalização. A medida visa intensificar o combate ao desmatamento ilegal, interditando as áreas afetadas para impedir novos danos.
A coordenadora do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam, Priscila Carvalho, explicou como funciona o processo. “O embargo emergencial é como uma interdição de área. Quando identificamos desmatamento ilegal, fazemos a interdição. E esse processo está disponível no site do Ipaam, permitindo que a sociedade consulte a situação dessas áreas, por exemplo, para verificar se uma propriedade está interditada ao solicitar financiamento em bancos”, disse.
(FOTOS: José Narbaes/Ipaam)
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Homem é preso em Manaus por aplicar golpes com venda de móveis planejados; prejuízo passa de R$ 93 mil
Manaus confirma primeira morte por dengue em 2025; Amazonas chega a dois óbitos neste ano
Manaus sedia estreia da festa “NO_S”, novo movimento da música eletrônica mundial
Inaugurou em Manaus o Anauê Jungle Chalés, empreendimento que traz requinte e estilo em meio à natureza
Joana Darc visita comunidade de Bom Suspiro, em Manicoré, e promete ações voltadas à causa animal e à valorização das mulheres
Justiça do Trabalho reconhece direito de greve dos rodoviários e determina circulação mínima de ônibus em Manaus