PARINTINS, AM – A contagem regressiva para o Festival Folclórico de Parintins 2025 já começou, e um dos eventos mais aguardados que antecedem este período, é o show Contrários 2025, que tradicionalmente anuncia e celebra a chegada do mês de junho. O evento acontecerá no próximo domingo, 1º de junho, a partir das 19h, em frente ao mural do Bumbódromo de Parintins.
Entre as atrações confirmadas, estão Israel Paulain, Edmundo Oran, Grupo Balanço da Toada e Pagode do Bilela, que prometem agitar o público com toadas clássicas e com os recentes sucessos dos bumbás Garantido e Caprichoso e também pagode.
“A escolha das atrações é estrategicamente pensada para alegrar o público, que aproveita o evento para festejar a chegada do mês mais importante para a economia e para a cultura regional. O festival é um grande impulsionador econômico, uma plataforma de destaque para os artistas e um símbolo de orgulho e resistência da cultura amazonense. É uma celebração que fortalece a nossa identidade e projeta a beleza e a força da nossa região para o mundo”, afirmou o jornalista e produtor cultural Jonas Santos, que é o idealizador do Contrários.
Participação Especial
Os influenciadores Felipe Dinely e Madson dos Anjos, conhecidos como “Os Cunhados”, que conquistaram notoriedade por criar conteúdos humorísticos sobre a cultura amazonense nas redes sociais, também estarão presentes no show Contrários 2025, interagindo com o público e claro, alfinetando um ao outro, acirrando ainda mais a rivalidade sadia existente neste período pré-festival.
Ancestralidade
O tema do Contrários 2025 é Ancestralidade Indígena e Ancestralidade Negra: Preservação da Identidade. Jonas Santos explica essa escolha e ressalta a importância da preservação da identidade cultural brasileira e como essa formação está tão presente em Parintins.
“Precisamos transmitir uma mensagem de valorização, respeito e reconhecimento das raízes culturais dessas comunidades, destacando a importância de preservar e celebrar as tradições, histórias e contribuições dos povos indígenas e negros para a formação da identidade cultural do Brasil. Além disso, o evento promove a reflexão sobre a história de resistência, luta por direitos e a riqueza cultural que essas ancestralidades representam, fortalecendo o orgulho e a valorização dessas identidades na sociedade atual”, ressaltou o jornalista e produtor cultural.
Convidados Especiais
O Contrários 2025 terá ao menos dois representantes do povo Tupinambá: O pajé Lucinato Tupinambá e o cacique Lucas Tupinambá, vice coordenador do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (Cita), da Reserva Extrativista Tapajós e Arapiuns, Território Tupinambá do Baixo Tapajós, Oeste do Pará.
O Cita reúne 13 etnias indígenas da região do Baixo Tapajós, no estado do Pará, incluindo os povos Arapium, Apiaká, Arara Vermelha, Borari, Jaraqui, Kumaruara, Maytapu, Munduruku, Cara-Preta, Tapajó, Tapuia, Tupayú e Tupinambá.
“Nossa expectativa é que o Contrários 2025 seja uma troca de experiência e uma celebração de culturas. Um momento único e inédito, receber a etnia que deu origem a Ilha Tupinambarana”, disse Jonas Santos.
Transmissão
A TV Encontro das Águas transmitirá o evento para 52 municípios do Amazonas.
Realização
O Show Contrários 2025 é uma produção da Companhia Cultural Contrários (CCC), em parceria com o Portal De Amazônia (DA) e com Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (Cita), com apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e da Prefeitura Municipal de Parintins.
*Sobre o Contrários
Criado em 2010 para a TV aberta e agora presente nas mídias sociais, o programa se consolidou como um importante difusor da cultura amazonense e da identidade regional. O evento se tornou tão grandioso, que não comportava mais os estúdios, passando a ser um grande evento aguardado pelo público para celebrar a chegada do mês de junho.
O termo “Contrários” tem origem no hábito dos torcedores de uma agremiação não mencionarem o nome da outra, referindo-se a ela apenas como “Contrário”.
“O nome do show é oriundo do fato dos torcedores de uma agremiação não pronunciar o nome da outra, substituindo assim pela palavra ‘Contrário’ para designar o nome do outro Bumbá. Muitas pessoas vivem este clima pré-festival, cantando, dançando e sentindo a expectativa e a emoção do Festival Folclórico de Parintins. Mais uma vez, o programa ‘Contrários’ cumpre sua função social, enaltecendo a cultura do Amazonas, a arte, os artistas e os fazedores de cultura de Parintins, mostrando para o mundo sua beleza natural e a fascinante e gigantesca produção do espetáculo que acontece tradicionalmente no último final de semana de junho aqui na Ilha”, conta Jonas Santos.
Reconhecimento Legal
O projeto cultural Contrários, em 2024, passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Parintins, através do Projeto de Lei, Nº58/2024 “Contrários de Parintins”, de autoria do vereador Flávio Farias (UB), que foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal de Parintins, e em seguida foi sancionado pelo Poder Executivo.
➡️Mais sobre Entretenimento, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Amazonense Ana Paula Sena é ouro na Copa Minas de Judô 2025
Assembleia Legislativa do Amazonas reforça proteção à infância com leis inspiradas no ECA
Campeonato de Embaixadinhas do Jogo do Ronaldinho Gaúcho premia os mais habilidosos de Manaus
Taça das Favelas Amazonas 2025 define grupo em sorteio na Arena da Amazônia
Festival das Campeãs celebra cultura popular e impulsiona economia da zona Norte de Manaus em sua 3ª edição
Boi Caprichoso encanta o público na abertura do Festival do Folclore de Curuçá, no Pará