Em celebração ao Dia do Doador de Sangue, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacou a importância da Lei Ordinária nº 6.377/2023, de sua autoria, que prioriza o atendimento de doadores de sangue raro e fenotipados convocados pela Fundação Hospitalar de Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). Esta legislação tem como objetivo agilizar o atendimento a pessoas que necessitam de transfusões urgentes.
“Anteriormente, tanto os doadores convocados pelo banco de sangue quanto os doadores convencionais enfrentavam a mesma fila de espera. No entanto, os doadores de sangue raro ou fenotipados são convocados em situações de emergência e, portanto, precisam de atendimento prioritário. A intenção não é favorecer uns em detrimento de outros, mas sim garantir a vida do cidadão, pois, na saúde, um minuto pode fazer toda a diferença”, enfatizou Cidade.
De acordo com a nova lei, a doação é destinada a pacientes cujas características sanguíneas foram previamente estudadas e comparadas com os dados dos doadores.
“Existem dois tipos de doadores especiais contemplados por esta lei: os ‘doadores fenotipados’ e os doadores de sangue ‘raro’. Nossa proposta cria condições para que o sangue raro ou fenotipado chegue o mais rapidamente possível ao paciente que necessita de transfusão, ou para garantir um estoque de reserva para emergências cirúrgicas”, explicou o deputado.
Nova Proposta em Tramitação
Está em tramitação na Aleam o Projeto de Lei nº 013/2024, também de autoria do deputado Roberto Cidade, que prevê a possibilidade de pagamento de multas leves de trânsito mediante doação de sangue ao FHemoam.
“Nossa proposta visa incentivar a doação voluntária de sangue. Ao vincular a doação de sangue ao pagamento de multas leves, cria-se um estímulo adicional para que os cidadãos participem ativamente desse gesto altruísta. O PL também busca mitigar a escassez de bolsas de sangue, oferecendo uma fonte alternativa de recursos em parceria com o órgão responsável pela gestão das infrações de trânsito”, afirmou Cidade.
Segundo a proposta, a doação será uma escolha livre do condutor, que poderá optar pelo pagamento pecuniário tradicional. A autoridade de trânsito do Estado do Amazonas será responsável por definir quais infrações poderão ser quitadas com doação de sangue, limitadas a duas por ano por condutor.
As doações de sangue não poderão ser transferidas a terceiros, sendo destinadas exclusivamente às necessidades da FHemoam. O não cumprimento dos pré-requisitos estabelecidos no PL resultará na anulação da opção de pagamento por doação de sangue, obrigando o infrator a pagar a multa nos termos tradicionais da legislação vigente.
Campanha Doador Legal
Desde 2014, a campanha “Doador Legal”, realizada na sede do Legislativo Estadual, incentiva a doação de sangue entre os servidores da Aleam e a comunidade em geral, tendo ganhado maior apoio durante a gestão de Roberto Cidade. No ano passado, a campanha arrecadou 120 bolsas de sangue em apenas dois dias. Desde sua criação, a campanha já contribuiu com aproximadamente 1.147 bolsas de sangue.
Doe Sangue, Doe Vida
A Campanha Junho Vermelho foi criada no Brasil em 2015, sendo o mês escolhido em razão da celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para doar sangue, é necessário:
– Ter entre 16 e 69 anos
– Estar saudável
– Pesar no mínimo 50 quilos
– Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
– Apresentar documento de identificação com foto
Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Menores de 18 anos devem ter consentimento formal do responsável legal. A frequência máxima é de quatro doações anuais para homens, com intervalo mínimo de 2 meses, e três doações anuais para mulheres, com intervalo mínimo de 3 meses.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Deputada Joana Darc celebra mais de 800 castrações em Iranduba e reforça compromisso com saúde pública do Amazonas
Cidade Junina promete quatro dias de festa, tradição e solidariedade na Arena da Amazônia
Supermercado DB deve pagar indenização de R$ 500 mil por colocar saúde de trabalhadores em risco
Governo do Amazonas reforça turismo seguro com ação integrada na Balsa Amarela
Em reunião com moradores de Presidente Figueiredo, Roberto Cidade confirma início das obras da Rodovia AM-240 após sua articulação
Ações do Procon-AM em postos antecederam investigação nacional da AGU