Neste domingo (24), a partir das 8h, acontece a segunda etapa da 3ª edição do projeto “Mural – Jornalzine do Monte”. A iniciativa acontece desde 2022 e oportuniza que as crianças, adolescentes e jovens do bairro Monte das Oliveiras desenvolvam na prática, a experiência com pesquisa, registro de informações e produção de fanzine, que, por sua vez, é distribuído nas escolas onde os participantes estudam.
A primeira etapa do projeto aconteceu no último domingo (17), na sede do Instituto Soul do Monte, no bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte de Manaus. Com o tema “Acessibilidade”, os participantes puderam acompanhar palestras com os temas: “Valorização e importância da acessibilidade para Organização da Sociedade Civil (OSC) e os ‘Mitos e verdades sobre a inclusão de pessoas com deficiência’.
De acordo professor da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, poeta e produtor cultural, Rojefferson Moraes, o objetivo da segunda etapa do projeto, é que os alunos saiam do campo teórico e coloquem em prática todo o conhecimento adquirido nas últimas edições do projeto. Nesta edição, Rojefferson que também é o idealizador da proposta ministrará as oficinas de “Formatação de textos e edições de fanzines” e “Estruturação e produção de fanzines”.
“Este edital possibilitou que o projeto adquirisse dois computadores que serão fundamentais para que os alunos ponham em prática o conhecimento adquirido nas oficinas sobre produção de fanzines. É um aporte financeiro essencial para que possamos repassar aos participantes a importância do uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, e na produção de conhecimento, ou seja, educomunicação na prática”, contou Rojefferson.
Sobre o projeto – Criado durante as atividades do curso “Se Esse Patrimônio Fosse Meu – Educação Patrimonial e Pertencimento”, executado pela Agência de Iniciativas Cidadãs de Minas Gerais, em parceria com o Coletivo Comunitário Soul do Monte, o Projeto “Mural – Jornalzine do Monte” surgiu da necessidade de retirar crianças e adolescentes do ócio e envolvê-los no processo de resgate dos trinta anos de história do bairro Monte das Oliveiras através do registro de relatos dos moradores mais antigos da comunidade.
Contemplado no Edital Demais Linguagens (Lei Paulo Gustavo), lançado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura, o projeto já beneficiou, 60 crianças que participaram de oficinas de gêneros textuais, escrita criativa, produção de fanzines, fotografia, audiovisual e podcast, sempre ofertados no contraturno da escola, a fim de ocupar o tempo de crianças e adolescentes.
Fotos: Alonso Júnior
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Gabriel Bortoleto dedica título da Fórmula 2 ao Brasil e mira Fórmula 1 em 2025
Corinthians busca recorde de vitórias contra o Grêmio na última rodada do Brasileiro
Fluminense enfrenta o Palmeiras em jogo decisivo para evitar rebaixamento
Pelo quarto ano consecutivo, São Paulo pode terminar o Brasileiro com menos de 60 pontos
Roberto Cidade cobra do DNIT esclarecimento sobre o andamento das obras das pontes que desabaram na BR-319
Brasileiros têm confrontos definidos na primeira fase do Mundial de Clubes 2025