A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, desponta como uma forte candidata democrata após Joe Biden anunciar que não buscará a reeleição. Em apenas 24 horas após a desistência de Biden, Harris conseguiu levantar impressionantes US$ 81 milhões para sua campanha, equivalente a R$ 450,3 milhões, de acordo com informações de sua equipe divulgadas nesta segunda-feira (22).
O valor arrecadado é proveniente exclusivamente de pequenos doadores, segundo o comunicado oficial da campanha de Harris. Esse montante representa a maior quantia já levantada em um único dia na história das campanhas presidenciais dos EUA, destacando a vice-presidente como a principal escolha dos democratas para substituir Biden na próxima eleição presidencial.
Joe Biden anunciou sua decisão de não concorrer à reeleição no domingo (21), citando preocupações sobre sua saúde e capacidade cognitiva aos 81 anos. Ele expressou seu apoio a Kamala Harris como sua sucessora, assim como outros líderes importantes do Partido Democrata.
Quem é Kamala Harris
Filha de imigrantes da Jamaica e da Índia, Kamala Harris teve uma carreira notável. Atuou como promotora de São Francisco de 2004 a 2011 e depois como procuradora-geral da Califórnia de 2011 a 2017, sendo a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ocupar esse cargo no estado mais populoso dos EUA. Em janeiro de 2017, Harris foi empossada como senadora, tornando-se a primeira mulher com ascendência sul-asiática e a segunda mulher negra a ocupar um assento no Senado dos Estados Unidos.

Se eleita, Kamala Harris será a primeira mulher a presidir os Estados Unidos.
Delegados a caminho da nomeação
De acordo com um levantamento da Associated Press, Harris já garantiu o número necessário de delegados para ser nomeada candidata à Casa Branca. Com 2.579 delegados confirmados, ela supera o mínimo necessário de 1.976 para a nomeação. Essa contagem é baseada em entrevistas e declarações públicas de delegados e comitês estaduais, embora ainda haja 54 delegados indecisos.
A convenção do Partido Democrata está marcada para ocorrer entre 19 e 22 de agosto, onde a candidatura de Harris deverá ser oficializada. Kamala Harris já começou a adotar um tom de candidata em seus discursos, criticando diretamente o ex-presidente Donald Trump e destacando sua experiência em enfrentar criminosos.
“Enfrentei criminosos de todos os tipos: predadores que abusaram de mulheres, fraudadores que enganaram consumidores, trapaceiros que quebraram as regras para seu próprio benefício. Então, ouçam-me quando digo: eu conheço o tipo de Donald Trump“, disse Harris em um evento de campanha.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Assembleia Legislativa do Amazonas recebe projetos sobre educação, saúde, direitos sociais e inovação
Maior fabricante de celulares da China chega ao Brasil como Jovi e inicia produção na Zona Franca de Manaus
Homem arranca ponta do dedo da namorada com mordida em ataque de ciúmes em Manaus
Festival Amazonas de Ópera inicia nova fase internacional com abertura em 15 de abril, em Manaus
Homem é preso por roubo na Zona Norte de Manaus enquanto cumpria pena por feminicídio
Segue em tramitação na Aleam, a proposta do deputado estadual Roberto Cidade que fortalece o empreendedorismo no interior do Estado