Lançamento da FIGA 2025 reforça candidatura de Manaus ao selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco

Lançamento da FIGA 2025 reforça candidatura de Manaus ao selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco

A cerimônia de lançamento da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA) 2025 reuniu autoridades, representantes do setor, imprensa e convidados nesta quinta-feira (8), no Palácio Rio Negro, em Manaus. O evento abriu oficialmente os trabalhos da nova edição da feira, que será realizada entre os dias 3 e 5 de outubro no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Durante a solenidade, o presidente da Abrasel Amazonas, Franco Andrade, reforçou o papel estratégico da FIGA como vitrine internacional da gastronomia amazônica e plataforma de negócios sustentáveis. Com o tema “O Grande Mercado Amazônia”, a edição deste ano deve reunir mais de 15 mil visitantes, movimentar R$ 10 milhões na economia local e gerar cerca de 700 empregos temporários.

Além de reforçar o protagonismo de Manaus como polo gastronômico e turístico, o evento também fortaleceu a candidatura da capital amazonense ao selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco. Nesse sentido, uma das novidades foi o anúncio da participação do professor espanhol Jordi Tresserras, que atua junto à Unesco no processo de avaliação para o selo.

“É a celebração da cultura da gastronomia amazonense e a multiplicidade dos setores. A gente vai falar de turismo, de gastronomia, de comércio e indústria. Além disso, nós vamos contar com alguns nomes internacionais e nacionais que vão abrilhantar o nosso evento. Destaco o nome do senhor Jordi Tresserras. Ele é espanhol e faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco. Como Manaus concorre ao Selo da Gastronomia Criativa, estamos trazendo ele estrategicamente”, destacou Franco Andrade, que atendeu a imprensa ao lado de demais representantes da Abrasel.

Estrutura e programação

A cerimônia também apresentou ao público vídeos institucionais com o histórico da feira e uma simulação 3D da estrutura da edição 2025, que contará com estandes sustentáveis, praça de alimentação, aulas-show com chefs renomados, mercado hortifruti, oficinas práticas, palestras, espaço kids e sala de negócios.

No dia 3 de outubro, a programação tem início com a Conferência Empresarial da Abrasel Amazonas, seguida pela abertura oficial da FIGA 2025. Já nos dias 4 e 5 de outubro, a partir das 15h, o público poderá acompanhar uma série de aulas-show com grandes chefs da gastronomia e palestras com especialistas.

Realizada pela Abrasel no Amazonas, a FIGA chega à sua sexta edição em 2025 como o maior encontro gastronômico da Região Norte. Criada em 2015, a feira valoriza os saberes e sabores da floresta, promovendo intercâmbio cultural, turismo, inovação e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

➡️Mais notícias sobre Turismo&Gastronomia, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: