A psicóloga Gláucia Benchimol e o professor pós-doutorado em Antropologia Renan Albuquerque lançam neste sábado, dia 31 de maio de 2025, o livro infantojuvenil ‘Vem brincar de onça e de cutia!’, que também foi um dos contemplados no concurso Frauta de Barro da editora Valer. O evento é gratuito e começa às 10h.
A obra aborda um ritual Sateré-Mawe e narra a saga de Carmelita, a lagarta cientista e fotógrafa apaixonada pela cidade de Manaus, para conhecer e participar do ritual indígena da Onça e da Cutia dos indígenas Sateré-Mawé, realizado nas festividades indígenas Mäe-Mãe, que tem no jogo de pega-pega, o simbolismo de transformar as crianças em bichos e os bichos em crianças.
‘Vem brincar de onça e de cutia!’ é um interessante convite
feito a todos, das mais variadas idades, para assumir o protagonismo e partir em busca de novos horizontes, passando pela mais empolgante aventura, a do autoconhecimento, e se colocando no lugar do outro e no reino lúdico dos seres do bioma, fazendo parte de um processo de descobertas tanto de nós mesmos quanto do universo ao qual pertencemos.
“Esse sentimento de pertença é o mote de um ritual real, que reúne as crianças e os adultos da região e que serviu de inspiração para a obra. É esse pertencer que se situa como uma grande ideia de brincadeira, bem como se mostra tal ato incentivador à união de personagens em favor da defesa dos vulneráveis, sempre de forma respeitosa e didática”, escreveu Jalna Gordiano, que é dramaturga, novelista e poeta, no prefácio do livro.
Para a professora doutora em Filosofia Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, o livro foi selecionado justamente pela história cativante que nos aproxima das tradições dos povos indígenas.
“Esse livro realiza um dos objetivos da editora: o de promover o sentimento de pertença e o fortalecimento da identidade amazônida. O processo de construção dessa identidade deve ser iniciado na infância, daí a sua importância e premiação no Frauta de Barro”, ressaltou Neiza.
O livro já está disponível na Livraria Valer Teatro, no Largo São Sebastião, no Centro da cidade.
Sobre os autores
Gláucia Benchimol
Formada em Psicologia (Universidade Nilton Lins/AM), pós-graduada em Psicologia Clínica Infantojuvenil (Uninorte Laurent/AM); Neuropsicologia Clínica (Instituto TER+AM/SP); formada também em Artes, com habilitação em desenho (Ufam) e pós-graduada em Ensino Superior (Ucam AM/ SP). Desde 2022, integra o Nepam (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos). Em 2011, pela editora Valer, escreveu e ilustrou o livro infantojuvenil “No mundo encantado de Bel Papoulinha”, o qual enfatiza a importância da criatividade na infância, assim como apresenta mensagens sobre a preservação do meio ambiente.
Renan Albuquerque
Renan Albuquerque tem pós-doutorado em Antropologia (PUC-SP) e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam). É professor associado Il da Universidade Federal do Amazonas e pesquisa os Sateré-Mawé desde 2010, tendo publicado sobre a etnia os livros “Sofrimento mental de indígenas na Amazonia” (2014), “Brincando de onça e de cutia entre os Sateré-Mawé” (2017) e “O tacape do diabo (2019) e Kapi, uma liderança clânica e afim” (2020).
Sobre o Concurso Frauta de Barro
Em 2023, a editora Valer promoveu o Concurso Frauta de Barro, que recebeu este nome para homenagear o poeta amazonense Luiz Bacellar (1928-2012), autor do livro “Frauta de Barro”.
A editora lançou o edital de seleção das obras, inicialmente para contemplar 12 livros, mas recebeu mais de 150 inscrições e, por causa dessa demanda, aumentou o número de obras escolhidas para 20.
Foram selecionados texto de poesia, prosa, ensaio, ficção, não-ficção; literatura infantil, ensaio biográfico, pesquisa científica etc.
Dos 20 selecionados, 19 já receberam o livro sem custo nenhum para os autores. Em breve, será lançado edital do 2.º Concurso Frauta de Barro, que, de acordo com a direção da editora, será realizado de 2 em 2 anos.
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Primos são presos por matar motorista de aplicativo em Manaus para financiar drogas, diz polícia
Infraero dá 40 dias para Aeroclube do Amazonas desocupar área do Aeroporto de Flores
Aniversário de Manaus e Boi Manaus 2025 alteram trânsito em zonas Norte e Centro-Oeste; veja mudanças
Instrutores protestam em Manaus contra novas regras para CNH e pedem valorização das autoescolas
Manaus celebra 356 anos com shows na Ponta Negra e Alameda Alphaville; confira horários
Marina Silva afirma que licença do Ibama para Foz do Amazonas teve embasamento técnico