Falta de iluminação pública em Manaus é problema do passado. Na gestão do prefeito David Almeida, 100% da cidade recebeu iluminação pública à LED, totalizando mais de 161 mil pontos contemplados pelo programa “Ilumina Manaus”. A iluminação moderna e eficiente contribui para o sentimento de segurança no perímetro da cidade.
Os serviços são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio da Unidade Gestora de Projetos e Energia (UGPM) que, diariamente, acompanha a instalação das luminárias pelas equipes de rua, da concessionária Manaus Luz. O contrato de concessão dos serviços de iluminação pública da cidade de Manaus é fiscalizado e regulado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
“Um dos primeiros programas lançados pela gestão David Almeida, no início do mandato, em 2021, foi o Ilumina Manaus, e hoje, três anos depois, conseguimos concluir a meta de levar o LED para 100% da cidade. Mas como na Prefeitura de Manaus o trabalho não para, as equipes da concessionária seguem nas ruas em atendimento aos moradores que requerem o serviço, por meio de manutenção ou implantação de novas luminárias”, explicou o secretário de Obras, Renato Júnior.
Mais de 25 comunidades rurais também foram atendidas pelo programa “Ilumina Manaus Rural” e mais de 450 espaços esportivos, como campos e quadras, estão mais bem iluminados. Pontos turísticos, como o Reservatório do Mocó, a Ponte Benjamim Constantin (Ponte 7 de Setembro), a Igreja Matriz (Catedral Metropolitana de Manaus), o Relógio Municipal, o Mercado Adolpho Lisboa e a Praça da Saudade também foram beneficiados com a iluminação artística.
Texto – Mauricio Freire / Semcom


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sons da Natureza: o canto dos pássaros e os ruídos da floresta que acalmam a mente
30 anos de Pokémon é celebrado em Manaus com programação gratuita
Vídeo – Sol Vega é eliminada do BBB 26 após incidente físico com Ana Paula Renault
Morre aos 48 anos o ator James Van Der Beek, estrela da série Dawson’s Creek
Roberto Cidade propõe política inédita para proteger mulheres contra a violência em áreas ribeirinhas e de difícil acesso no Amazonas
Governo do Amazonas abre processo seletivo com 265 vagas para Hospital do Sangue