Falta de iluminação pública em Manaus é problema do passado. Na gestão do prefeito David Almeida, 100% da cidade recebeu iluminação pública à LED, totalizando mais de 161 mil pontos contemplados pelo programa “Ilumina Manaus”. A iluminação moderna e eficiente contribui para o sentimento de segurança no perímetro da cidade.
Os serviços são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio da Unidade Gestora de Projetos e Energia (UGPM) que, diariamente, acompanha a instalação das luminárias pelas equipes de rua, da concessionária Manaus Luz. O contrato de concessão dos serviços de iluminação pública da cidade de Manaus é fiscalizado e regulado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
“Um dos primeiros programas lançados pela gestão David Almeida, no início do mandato, em 2021, foi o Ilumina Manaus, e hoje, três anos depois, conseguimos concluir a meta de levar o LED para 100% da cidade. Mas como na Prefeitura de Manaus o trabalho não para, as equipes da concessionária seguem nas ruas em atendimento aos moradores que requerem o serviço, por meio de manutenção ou implantação de novas luminárias”, explicou o secretário de Obras, Renato Júnior.
Mais de 25 comunidades rurais também foram atendidas pelo programa “Ilumina Manaus Rural” e mais de 450 espaços esportivos, como campos e quadras, estão mais bem iluminados. Pontos turísticos, como o Reservatório do Mocó, a Ponte Benjamim Constantin (Ponte 7 de Setembro), a Igreja Matriz (Catedral Metropolitana de Manaus), o Relógio Municipal, o Mercado Adolpho Lisboa e a Praça da Saudade também foram beneficiados com a iluminação artística.
Texto – Mauricio Freire / Semcom
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja