Nesta quinta-feira (18), a cidade de Manaus e outras localidades da região metropolitana acordaram envoltas em uma densa camada de fumaça, resultando em uma qualidade do ar classificada como “RUIM”.
De acordo com o aplicativo Selva, que monitora a Vigilância Ambiental, a concentração de micropartículas de poluição do ar (PM2.5) atingiu 52,4 microgramas por metro cúbico (ug/m³) durante a manhã. Além de Manaus, as cidades de Itamarati e Atalaia do Norte também enfrentaram condições semelhantes, com 51,3 e 50,6 micropartículas de poluição do ar por metro cúbico, respectivamente.
Vale ressaltar que o parâmetro para uma boa qualidade do ar varia de 0 a 25,00 micropartículas de poluição por metro cúbico.
A equipe da Bandnews Difusora FM entrou em contato com a Defesa Civil Estadual, a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) para obter informações sobre a origem da fumaça, mas ainda aguarda resposta.
Além disso, o aplicativo de Vigilância Ambiental no município de Apuí registrou cerca de 10 focos de incêndio na manhã desta quinta-feira. Em Boca do Acre, no extremo sul do Amazonas, próximo à Terra Indígena Kaxarari, também foram identificados inúmeros focos de incêndio, conforme dados de monitoramento do aplicativo Selva.
Fonte: Selva – Sistema de Vigilância Ambiental
Fonte: Bandnews Difusora FM


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Galo de Manaus confirma edição 2026 com tema que valoriza ritmos e manifestações da cultura popular brasileira
Oscar 2026: filme brasileiro “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias
Carnaval na Floresta 2026: escolas do Grupo Especial assinam regulamento e nenhuma será rebaixada neste ano
Operação Iara: Polícias do AM e PA apreendem 250 kg de cocaína e bloqueiam R$ 4,8 milhões do crime organizado
PC-AM e Receita Federal apreendem 50 kg de maconha escondidos em freezer de transportadora em Manaus
Projeto de Roberto Cidade prevê garantia de bombas de insulina e sensores de glicose a pessoa com diabetes no Amazonas