A Prefeitura de Manaus começará a vacinação contra a gripe em 2 de setembro, para 18 grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde. A campanha vai até 26 de outubro, com vacinas disponíveis em 162 salas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) espalhadas pela cidade.
A meta é vacinar 90% das crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e idosos com 60 anos ou mais, totalizando 442.477 pessoas. Outros grupos prioritários incluem pessoas com deficiência, moradores de rua, forças de segurança, trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários do sistema penitenciário, adolescentes em medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade e pessoas com comorbidades.
A Semsa recebeu 150 mil doses da vacina trivalente, que protege contra três cepas do vírus da gripe. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e comprovar a inclusão no grupo prioritário.
Seis pontos de vacinação funcionam em horário ampliado, e a lista completa de locais, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada on-line no site www.manaus.am.gov.br/semsa, no item “Vacinação”. O link para acesso direto é o https://bit.ly/LocaisVacinacaoInfluenza.
Para pessoas acamadas, a vacinação pode ser agendada por telefone. Os telefones de contato para agendamento, todos com código de área 92, são: para moradores da zona Norte, 98842-6029; da zona Sul, 98842-8346; da zona Leste, 98842-8506; e, da zona Oeste, 98802-4713. O serviço pode ser agendado, também, pelo Disque-Saúde, 98842-5959.
A vacina influenza trivalente é indicada para a prevenção da infecção pelo vírus Myxovirus influenzae, causador da gripe, para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Pessoas com doenças febris agudas ou Covid-19 devem esperar a melhora dos sintomas antes de se vacinar. Pessoas alérgicas a ovo podem tomar a vacina, mas devem informar ao profissional de saúde.
Estratégia e Ações
A Semsa está capacitando as equipes de saúde para a campanha de vacinação contra a influenza. Além de oferecer a vacina nos postos de saúde, os profissionais da rede básica realizarão busca ativa de usuários elegíveis nas comunidades e promoverão ações de vacinação em escolas e outras instituições com grupos prioritários.
Na região Norte, a vacinação contra a influenza ocorre anualmente no segundo semestre, ao contrário do restante do país, onde é realizada nos primeiros meses do ano. Esse calendário regional foi implementado pelo Ministério da Saúde no ano passado, com o objetivo de aumentar a proteção da população durante o período de maior incidência de síndromes respiratórias e gripais, que vai de novembro a abril.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Digital influencer é flagrada disparando tiros em via pública em Manaus
Corinthians enfrenta Vasco com desfalques de Yuri Alberto e Félix Torres na 35ª rodada do Brasileirão
Ataque aéreo israelense em Beirute deixa 11 mortos e 23 feridos
Botafogo entra em campo contra o Vitória com oito jogadores pendurados antes de decisão contra o Palmeiras
Cruzeiro mira 20º título no século e busca primeira Sul-Americana contra o Racing
Vídeo; Homem é atropelado e arremessado por carro descontrolado na Djalma Batista