Nesta terça-feira (12/08), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) recebeu a abertura do Encontro Estadual “Zelar e Proteger”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Governo do Amazonas. A capacitação, realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, reuniu conselheiros tutelares e representantes dos Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) de todo o estado, com foco na prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes.
Procuradora-geral de Justiça em Substituição Legal, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Anabel Vitória Mendonça, participou da solenidade de abertura e destacou a importância da atuação integrada e da escuta ativa no fortalecimento da rede de proteção.
Durante sua fala, apresentou duas importantes iniciativas do MPAM: o Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa), que atua em ações e projetos voltados ao incentivo da autocomposição, por meio da aplicação de métodos adequados de resolução de conflitos e práticas restaurativas; e o projeto MP Acolhe, voltado à escuta ativa de diferentes segmentos da sociedade, incluindo comunidades indígenas, população LGBTQIAPN+ e organizações que trabalham com enfrentamento à violência doméstica.
“O Ministério Público não é apenas a casa da acusação, mas também a casa do acolhimento, a casa que escuta e a casa que busca fazer justiça. Com o Nupa, fomentamos a cultura de paz, e com o MP Acolhe abrimos as portas da instituição para um diálogo com a sociedade. Só assim, atuando juntos, poderemos construir respostas efetivas para proteger nossas crianças e adolescentes”, afirmou a PGJ em Substituição Legal.
Selo Unicef
A programação do encontro incluiu palestras e oficinas sobre a história e a metodologia do Selo Unicef, o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), a aplicação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) e abordagens estratégicas para a promoção da proteção integral.
O evento segue até esta quarta-feira (13/08) e faz parte das ações do Selo Unicef, edição 2025-2028, que visa fortalecer políticas públicas voltadas à saúde, educação e proteção social de crianças e adolescentes no Amazonas.
(Texto: Sharline Freire. Foto: Hirailton Gomes)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Homem é morto a tiros após discussão em festa na zona Leste de Manaus
Polícia Militar do Amazonas prende homem que agrediu irmã com tapa
Prefeitura de Manaus retira 7,5 toneladas de cabos obsoletos do Centro Histórico
Prefeitura de Manaus divulga edital dos concursos públicos da CGM e da Semmas com mais de 60 vagas
Neto Barroncas é a atração deste domingo no Shopping Ponta Negra
Central Integrada de Fiscalização interdita três bares por irregularidades na zona Norte de Manaus