O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor (Prodecon), ingressou com recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para questionar o novo decreto municipal que autorizou o aumento da tarifa do transporte público em Manaus para R$ 6. A medida parte da suspeita de que o município tenha desconsiderado a devida tramitação judicial do caso, decidindo pelo reajuste sem esgotar todas as instâncias previstas.
O novo decreto foi publicado após decisão do STJ, que suspendeu os efeitos da liminar da Justiça do Amazonas, responsável por impedir o reajuste da passagem. A medida da prefeitura gerou grande repercussão entre usuários do transporte público e entidades da sociedade civil.
Em vigor desde o último domingo (20/04), o valor “cheio” é direcionado a trabalhadores que utilizam vale-transporte, isto é, será pago pelas empresas. Já estudantes sem gratuidade pagam R$ 2,50, mediante apresentação de carteira estudantil. Por fim, beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) têm direito à tarifa social de R$ 4,50, mas somente após a emissão do cartão PassaFácil Social, cujo prazo é de até 60 dias — até lá, esses usuários pagarão R$ 5.
Para o MPAM, a decisão do STJ não considerou a necessidade de uma análise mais aprofundada do caso no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), configurando uma possível supressão de instância.
“O STJ afastou os efeitos da decisão da desembargadora que mantinha a suspensão do aumento, sem que o Pleno do TJAM analisasse devidamente a questão. O município se aproveitou desse cenário para publicar um novo decreto, que não passou pelo devido controle judicial”, afirma a promotora de Justiça Sheyla Andrade dos Santos, responsável pelo caso.
Sustentação
Entre os principais argumentos apresentados, o MPAM destaca que o STJ se ateve a aspectos formais da decisão liminar e ignorou falhas apontadas no processo de reajuste da tarifa, como a ausência de transparência nos dados que justificaram o aumento e a não implementação de medidas de melhoria na qualidade do serviço.
Além do recurso, o MPAM avalia instaurar novos procedimentos para investigar a real qualidade do transporte público oferecido à população manauara, com base em denúncias, vídeos e imagens enviados pela própria população. A promotoria alerta que o número de denúncias formais tem sido baixo, o que dificulta a coleta de provas concretas.
“A insatisfação popular precisa se transformar em provas. Temos recebido poucos registros formais, e isso prejudica o avanço das investigações. O apoio da sociedade é fundamental para garantir um transporte público digno e acessível”, concluiu a promotora.
Canais de denúncia
Atendimento presencial das 8h às 14h
Ouvidoria-Geral – Unidade Sede (Av. Cel. Teixeira, 7995 – Nova Esperança)
Ouvidoria-Geral – Unidade Aleixo (Av. André Araújo, 23 – Aleixo)
Formulário eletrônico de denúncia: http://denuncia.mpam.mp.br/
WhatsApp (texto): (92) 3655-0745
E-mail: [email protected]
(Texto: Sofia Lourenço
Foto: João Viana/Semcom)
➡️Mais notícias sobre Manaus, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Jovem do Amazonas levará projeto sobre Ariá à ISEF, a maior feira de ciência do mundo nos Estados Unidos
“Mais Acesso Conecta”: Plataforma promove inclusão e empregabilidade para pessoas com deficiência no Amazonas
MPAM ingressa com recurso contra decisão do STJ que permitiu aumento da tarifa de ônibus para R$ 6 em Manaus
Páscoa Sobre Rodas 2025 arrecada 2 mil caixas de chocolates e leva solidariedade a crianças de instituições filantrópicas
Últimos dias para estabelecimentos do Amazonas se inscreverem no Festival Brasil Sabor
MPAM recomenda funcionamento ininterrupto das Delegacias da Mulher em Manaus e no interior