Manaus amanheceu no último fim de semana coberta por uma neblina de fumaça, proveniente de queimadas no sul do Brasil e hoje (13), o Rio de Janeiro registrou a manhã mais fria do ano, com temperaturas atingindo 8,3°C, segundo o Climatempo. Este é o menor valor registrado na cidade nos últimos 13 anos, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A medição foi realizada por volta das 6h, no bairro de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade.

Cientistas estão atentos a sinais das mudanças climáticas, como o monitoramento de um iceberg gigantesco, três vezes o tamanho da cidade de Nova York, que se desprendeu da Antártida. Esse tipo de evento pode ter implicações significativas para o nível do mar e o clima global.
Além das mudanças climáticas que já acontecem pela ação do homem, modificando o ecossistema natural, a cidade de Manaus , amanheceu no último final de semana, coberta por uma densa “neblina” de fumaça, resultado das queimadas que ocorrem no Sul do Amazonas e em estados vizinhos. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou que a qualidade do ar piorou significativamente, com bairros como Morro da Liberdade, Aparecida e Compensa registrando índices de poluição muito ruins.
Impactos das Mudanças Climáticas
As mudanças climáticas estão se manifestando de diversas formas ao redor do mundo, e o Rio de Janeiro não é exceção. várias cidades com clima tropical, tem enfrentado eventos climáticos extremos com maior frequência. A queda acentuada de temperatura é um exemplo claro dessas alterações.
Medidas como a implementação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e a redução de emissões de gases de efeito estufa são essenciais para minimizar os impactos futuros. A conscientização e o engajamento da população são fundamentais para enfrentar esse desafio global.
- Acompanhe mais notícias e atualizações sobre o meio ambiente no portal Igarapé News.
- Acompanhe Igarapé News no Instagram.
- Acompanhe o Igarapé News no X.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça atende recurso do MPAM e decreta prisão preventiva de policial preso com metralhadoras de guerra em Manaus
Neste Maio Laranja, Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que ampliam mecanismos de proteção para crianças e adolescentes
Em Manaus, último dia do “Registre-se!” será reservado apenas para atendimentos de retorno
União Brasil intensifica ações em defesa das crianças e adolescentes, no Amazonas, durante o Maio Laranja
Período do Defeso Florestal chega ao fim nesta quinta-feira no Amazonas
In Cena Produções leva filme musical ao mercado de Cannes com Cella Bártholo