A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, nesta sexta-feira, 24/10, uma ação do projeto “Igarapés Limpos” na orla do bairro Educandos, região da feira da Panair, na zona Sul.
Com a descida das águas do rio Negro, as margens ficaram expostas, revelando o acúmulo de resíduos descartados de forma irregular. A operação da Semulsp ganhou o reforço do Instituto Igarapés Limpos, que aderiu à iniciativa com 30 voluntários e o apoio logístico da empresa Flex.
O secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou o caráter simbólico da ação e elogiou a adesão do grupo voluntário, que levou ainda mais visibilidade à importância de cuidar das águas da cidade.
“A cada vazante, o rio Negro nos mostra o tamanho do desafio que é o descarte irregular. E é nesse momento que o poder público e a sociedade precisam estar juntos. Ver os voluntários do Igarapés Limpos se somando ao nosso trabalho é uma demonstração de amor por Manaus e um exemplo de cidadania”, afirmou o secretário.
Parceria cidadã
O coordenador do Instituto, Daniel Maia Félix, ressaltou a relevância da parceria com o poder público para ampliar o alcance das ações de preservação ambiental.
“A Semulsp tem sido uma parceira fundamental em nossas ações, sempre disposta a colaborar na remoção dos resíduos retirados dos rios e igarapés. Essa união fortalece o trabalho voluntário e amplia o impacto positivo junto à população”, afirmou.
Criado em 2018, o Instituto Igarapés Limpos nasceu de uma iniciativa entre amigos preocupados com a poluição dos igarapés no centro histórico de Manaus. Desde então, o grupo atua de forma voluntária e sem fins lucrativos em ações de conscientização ambiental e limpeza de rios e margens em toda a cidade.
Preservar é celebrar Manaus
A ação conjunta entre a prefeitura e o Instituto Igarapés Limpos transformou uma atividade de limpeza em um gesto coletivo de cuidado e pertencimento. Sob a liderança do prefeito David Almeida e do secretário Sabá Reis, a Semulsp vem ampliando suas ações permanentes de limpeza urbana, educação ambiental e implantação de ecobarreiras.
A adesão dos voluntários ao trabalho da secretaria reafirma que preservar as águas é também uma forma de celebrar Manaus — e de garantir um futuro mais limpo e sustentável para toda a cidade.
(Texto – Dora Tupinambá / Semulsp. Fotos – Ascom / Divulgação)
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus lança editais da Pnab 2026 com aporte de R$ 5 milhões
Galo de Manaus confirma edição 2026 com tema que valoriza ritmos e manifestações da cultura popular brasileira
Manaus retira mais de 835 mil toneladas de resíduos e moderniza limpeza urbana
Roberto Cidade recebe comitiva de Manicoré e discute parcerias técnicas para o município
Oscar 2026: filme brasileiro “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias
Presidente Roberto Cidade destaca transparência e dever cumprido com divulgação do resultado do concurso da Assembleia