A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, nesta sexta-feira, 24/10, uma ação do projeto “Igarapés Limpos” na orla do bairro Educandos, região da feira da Panair, na zona Sul.
Com a descida das águas do rio Negro, as margens ficaram expostas, revelando o acúmulo de resíduos descartados de forma irregular. A operação da Semulsp ganhou o reforço do Instituto Igarapés Limpos, que aderiu à iniciativa com 30 voluntários e o apoio logístico da empresa Flex.
O secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou o caráter simbólico da ação e elogiou a adesão do grupo voluntário, que levou ainda mais visibilidade à importância de cuidar das águas da cidade.
“A cada vazante, o rio Negro nos mostra o tamanho do desafio que é o descarte irregular. E é nesse momento que o poder público e a sociedade precisam estar juntos. Ver os voluntários do Igarapés Limpos se somando ao nosso trabalho é uma demonstração de amor por Manaus e um exemplo de cidadania”, afirmou o secretário.
Parceria cidadã
O coordenador do Instituto, Daniel Maia Félix, ressaltou a relevância da parceria com o poder público para ampliar o alcance das ações de preservação ambiental.
“A Semulsp tem sido uma parceira fundamental em nossas ações, sempre disposta a colaborar na remoção dos resíduos retirados dos rios e igarapés. Essa união fortalece o trabalho voluntário e amplia o impacto positivo junto à população”, afirmou.
Criado em 2018, o Instituto Igarapés Limpos nasceu de uma iniciativa entre amigos preocupados com a poluição dos igarapés no centro histórico de Manaus. Desde então, o grupo atua de forma voluntária e sem fins lucrativos em ações de conscientização ambiental e limpeza de rios e margens em toda a cidade.
Preservar é celebrar Manaus
A ação conjunta entre a prefeitura e o Instituto Igarapés Limpos transformou uma atividade de limpeza em um gesto coletivo de cuidado e pertencimento. Sob a liderança do prefeito David Almeida e do secretário Sabá Reis, a Semulsp vem ampliando suas ações permanentes de limpeza urbana, educação ambiental e implantação de ecobarreiras.
A adesão dos voluntários ao trabalho da secretaria reafirma que preservar as águas é também uma forma de celebrar Manaus — e de garantir um futuro mais limpo e sustentável para toda a cidade.
(Texto – Dora Tupinambá / Semulsp. Fotos – Ascom / Divulgação)
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Shopping Manaus ViaNorte ganha posto de atendimento do Sinetram
Última edição do Samba Manaus: pré-venda libera os menores preços
Turismo internacional: Marca Amazônia é lançada na B2B World Travel Market, em Londres
Prefeito David Almeida anuncia edital de concurso da Semmas com 30 vagas
Prefeitura de Manaus elimina 561 pontos de descarte irregular de lixo em outubro e reforça apelo por consciência ambiental
Contribuintes já podem usar créditos da NFS-e para abatimento do IPTU 2026