Manaus, 10 de agosto de 2024 – A capital amazonense amanheceu neste sábado coberta por uma densa “neblina” de fumaça, resultado das queimadas que ocorrem no Sul do Amazonas e em estados vizinhos. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou que a qualidade do ar piorou significativamente, com bairros como Morro da Liberdade, Aparecida e Compensa registrando índices de poluição muito ruins.
A situação é agravada pela seca histórica que se repete este ano, semelhante à de 2023. Dados do sistema “Selva”, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mostraram que alguns bairros das zonas Sul e Oeste foram os mais afetados pelo fenômeno. No bairro Morro da Liberdade, por exemplo, o índice de poluição do ar atingiu 89.9, enquanto em Aparecida chegou a 82.3 e em Compensa a 83.2.
A Defesa Civil informou que uma frente fria chegou ao sul do estado, mudando a rota dos ventos e levando a fumaça das queimadas para a região metropolitana de Manaus. O sistema também registrou que, neste sábado, mais de 51 μm/m³ (micrómetro por metro cúbico de ar) atingiram níveis prejudiciais à saúde humana.
Emergência Ambiental
O Amazonas está em emergência ambiental devido aos focos de calor, com 22 dos 62 municípios do estado nessa situação. Durante o período de 180 dias, está proibida a prática de fogo, com ou sem uso de técnicas de queima controlada. Em julho de 2024, o estado bateu um recorde no número de queimadas, contabilizando 4.241 focos de incêndio, o maior número desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a monitorar as queimadas na Amazônia.
Combate às Queimadas
O Corpo de Bombeiros está atuando desde junho no sul do estado, por meio da Operação Aceiro. De acordo com a Sema, entre 3 de junho e 9 de agosto, as equipes combateram mais de 5 mil focos de incêndio. Além disso, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também têm trabalhado no combate às queimadas na região.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Deputada Joana Darc celebra mais de 800 castrações em Iranduba e reforça compromisso com saúde pública do Amazonas
Cidade Junina promete quatro dias de festa, tradição e solidariedade na Arena da Amazônia
Supermercado DB deve pagar indenização de R$ 500 mil por colocar saúde de trabalhadores em risco
Governo do Amazonas reforça turismo seguro com ação integrada na Balsa Amarela
Em reunião com moradores de Presidente Figueiredo, Roberto Cidade confirma início das obras da Rodovia AM-240 após sua articulação
Ações do Procon-AM em postos antecederam investigação nacional da AGU