No ano passado, foi instituída no Brasil a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras demências. No entanto, desde o ano anterior, o Amazonas possui, por meio da Lei nº 6.324/2023, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), diretrizes para o enfrentamento do Alzheimer e outras doenças mentais.
A Lei estabelece que o indivíduo acometido pelo Alzheimer e outras doenças mentais, bem como seus representantes legais, tenham à disposição um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente e que haja atendimento interdisciplinar às necessidades clínicas e psicossociais, bem como o estímulo para que o paciente viva o mais ativamente possível.
“O Alzheimer ocasiona perda de funções cognitivas, memória, atenção e orientação, que comprometem a funcionalidade da pessoa e interferem na vida do paciente e da família. Nossa intenção é facilitar o máximo possível o acompanhamento desse paciente, garantindo-lhe melhores condições de vida e que a família tenha meios mais eficientes para lidar com as limitações que a doença provoca. O Brasil está mais envelhecido e precisamos legislar em função disso também, dessa longevidade”, afirmou.
Fevereiro Roxo
Fevereiro é o mês dedicado à conscientização sobre o Alzheimer, doença neurodegenerativa que leva ao declínio cognitivo, afetando capacidades de trabalho e relação social.
Durante o Fevereiro Roxo são propagadas informações com o intuito de dar visibilidade à doença e aumentar o nível de conhecimento das pessoas sobre seus sintomas.
Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura, que afeta, majoritariamente, pessoas acima de 65 anos de idade, impactando a memória, a linguagem e a percepção do mundo. Provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente. A doença é progressiva e os sintomas podem ser divididos em três “fases”.
Leve: falhas de memória e esquecimentos constantes, dificuldades em realizar tarefas complexas (como cuidar das finanças);
Moderada: o paciente já necessita de ajuda para realizar tarefas simples, como se vestir;
Avançada: o paciente necessita de auxílio para realizar qualquer atividade, como comer, tomar banho e cuidar da higiene.
A partir da identificação da doença de Alzheimer, a fase de cuidados inclui medicação, sendo focada na orientação da família e dos cuidadores, na coordenação entre os diferentes profissionais de saúde que atendem o paciente, no tratamento de questões médicas coexistentes e em intervenções comportamentais para ajudar com sintomas como agressividade, insônia e agitação.
Sintomas da doença de Alzheimer:
- Perda de memória;
- Repetição da mesma pergunta diversas vezes;
- Dificuldade para completar tarefas antes facilmente executadas, resolver problemas e acompanhar conversas;
- Dificuldade para dirigir e encontrar caminhos conhecidos;
- Dificuldade para encontrar palavras para exprimir ideias e sentimentos;
- Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade;
- Tendência ao isolamento, com afastamento de amigos e familiares;
- Confusão sobre locais, pessoas e eventos;
- Interpretação errada de estímulos visuais ou auditivos.
PreveNo mês de conscientização sobre o Alzheimer, Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que contribuem com a qualidade de vida do paciente e da família
nção:
- Ter uma vida ativa e com objetivos;
- Praticar atividade física regular por pelo menos 150 minutos por semana;
- Controlar os fatores de risco cardiovascular, como hipertensão e diabetes;
- Procurar estudar e adquirir conhecimento;
- Trabalhar sua capacidade de concentração;
- Dormir bem.
Fontes: Associação Brasileira de Alzheimer e Ministério da Saúde
➡️Mais sobre Política, você encontra aqui.
(Foto: Rodrigo Brelaz)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EUA pedem que Ucrânia cesse ‘insultos’ contra Trump em meio a tensão diplomática
Sesc Amazonas abre 300 vagas gratuitas para crianças em seis modalidades esportivas
Ruas de Manaus serão interditadas para blocos de Carnaval neste fim de semana
Roberto Cidade amplia atuação para o fortalecimento da atenção a crianças e adolescentes com TEA
Oscar 2025: Brasil torce por “Ainda Estou Aqui”; confira data, onde assistir e indicados
Whindersson Nunes se interna em clínica psiquiátrica para cuidar da saúde mental