A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), ligada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está implementando uma nova estratégia de vacinação contra a COVID-19. Desta vez, o foco está nas crianças de seis meses a menores de cinco anos, utilizando o imunizante SpikeVax, monovalente XBB.
O Amazonas recebeu um total de 52 mil doses deste imunizante, que já está sendo distribuído para os municípios do estado. Essa vacina, desenvolvida pelo laboratório farmacêutico Moderna e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é parte do Calendário Nacional de Vacinação e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou a segurança e eficácia do imunizante, destacando que a versão monovalente do SpikeVax já foi amplamente utilizada em 38 países, incluindo os Estados Unidos e países da União Europeia. Esta versão atualizada inclui a subvariante Ômicron XBB.
A gerente de imunização no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP enfatizou a importância da vacinação como parte dos esforços contínuos para conter a propagação do vírus e proteger a saúde pública em toda a região do Amazonas.
A operacionalização da vacinação é feita pelas Secretarias Municipais de Saúde, que coordenam as salas de vacina nos postos de imunização municipais. É importante ressaltar que a vacinação contra a COVID-19 continua a ser realizada com diferentes tipos de imunizantes, como Pfizer-BioNTech e Coronavac, conforme a disponibilidade e o esquema vacinal. Todos os imunizantes são considerados seguros e eficazes no combate à doença.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
“Paul McCartney completa 84 anos e relembra sucesso da turnê “Got Back” no Brasil”
”Ufam apresenta 42 trabalhos na 5ª Feira Amazonense de Matemática “
Governador Roberto Cidade assina concessões que viabilizam investimento de US$ 500 milhões da Petrobras em Urucu.
Procon Manaus registra alta no gás de 13 kg e queda no de 8 kg em junho.
” Roberto Cidade participa da ação Amazonas por Elas e reforça compromisso com a saúde da mulher”
Governador Roberto Cidade anuncia antecipação da primeira parcela do 13º salário para 23 e 24 de julho.