A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), ligada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está implementando uma nova estratégia de vacinação contra a COVID-19. Desta vez, o foco está nas crianças de seis meses a menores de cinco anos, utilizando o imunizante SpikeVax, monovalente XBB.
O Amazonas recebeu um total de 52 mil doses deste imunizante, que já está sendo distribuído para os municípios do estado. Essa vacina, desenvolvida pelo laboratório farmacêutico Moderna e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é parte do Calendário Nacional de Vacinação e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou a segurança e eficácia do imunizante, destacando que a versão monovalente do SpikeVax já foi amplamente utilizada em 38 países, incluindo os Estados Unidos e países da União Europeia. Esta versão atualizada inclui a subvariante Ômicron XBB.
A gerente de imunização no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP enfatizou a importância da vacinação como parte dos esforços contínuos para conter a propagação do vírus e proteger a saúde pública em toda a região do Amazonas.
A operacionalização da vacinação é feita pelas Secretarias Municipais de Saúde, que coordenam as salas de vacina nos postos de imunização municipais. É importante ressaltar que a vacinação contra a COVID-19 continua a ser realizada com diferentes tipos de imunizantes, como Pfizer-BioNTech e Coronavac, conforme a disponibilidade e o esquema vacinal. Todos os imunizantes são considerados seguros e eficazes no combate à doença.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Raul Gil é demitido do SBT após 14 anos
Prefeito David Almeida anuncia permanência de mais dois secretários para seu próximo mandato
TikTok enfrenta ultimato nos EUA: venda ou banimento até janeiro
Milhares fogem de Homs em meio a avanço relâmpago de rebeldes, na Síria
Mattel enfrenta processo milionário nos EUA após link de site pornô ser incluído em caixas de bonecas
Motociclista morre após acidente com carro na zona Centro-Sul de Manaus