A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), deu início a uma operação de combate aos “paredões” de som automotivo, os quais têm incomodado os moradores da cidade. As ações visam fiscalizar e coibir o uso irregular desses equipamentos em diversas áreas urbanas.
No último final de semana, agentes de trânsito do IMMU participaram da Central Integrada de Fiscalização (CIF), que aconteceu em 16 postos de combustíveis das zonas Norte, Oeste e Leste da cidade. Durante a operação, seis motociclistas foram autuados por infrações como calçado inadequado, falta de capacete e retrovisor.
Luciano Lima, vice-presidente de Trânsito do IMMU, destacou que as operações serão realizadas em toda a cidade, seguindo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina que a autuação por som alto é válida se o equipamento produzir som audível do lado externo do veículo, independentemente do volume ou frequência.
A ação conjunta envolveu aproximadamente 60 servidores de diversos órgãos municipais e estaduais, como a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros (CBM-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Juizado da Infância e da Juventude Infracional (Jiji), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), e Conselho Tutelar.
Além disso, na zona Sul da cidade, o posto Coca foi autuado pelo Corpo de Bombeiros por não possuir o Auto de Vistoria e pela Visa Manaus por não apresentar Licença Sanitária. A Visa Manaus também autuou um posto no bairro Armando Mendes por não possuir autorização para armazenar e vender produtos alimentícios.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasileiros têm confrontos definidos na primeira fase do Mundial de Clubes 2025
Última rodada do Brasileirão 2024: título, vagas internacionais e rebaixamento em jogo
Prefeitura de Manaus abre inscrições para o Bolsa Universidade 2025 com mais de 47 mil vagas
Raul Gil é demitido do SBT após 14 anos
Prefeito David Almeida anuncia permanência de mais dois secretários para seu próximo mandato
TikTok enfrenta ultimato nos EUA: venda ou banimento até janeiro