Na última quarta-feira (2), o governador Wilson Lima (UB) sancionou um conjunto de Leis oriundas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que prometem transformar a realidade do estado. Entre as iniciativas aprovadas e oficializadas no Diário Oficial do Estado (DOE), destaca-se a Lei nº 6.354, de 02 de agosto de 2023, que marca um avanço significativo no combate à violência contra a mulher.
Proposta pelo deputado João Luiz (Republicanos), por meio do Projeto de Lei (PL) nº 419 de 2022, a nova legislação prevê a implantação do site ‘Maria da Penha Online’, plataforma que promete revolucionar no estado o apoio às vítimas de violência doméstica, fortalecendo a aplicação da Lei Maria da Penha no cenário digital. Essa medida visa proporcionar maior acessibilidade, agilidade e eficiência na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade, consolidando o Amazonas como pioneiro na adoção de tecnologias inovadoras para promover a segurança e os direitos das mulheres.
“Diante da violência doméstica e a dificuldade de acesso rápido à justiça, o Maria da Penha online propõe agilidade no pedido das medidas protetivas de urgência, a partir da automatização e facilidade no acesso à informação sobre serviços públicos especializados”, explica o deputado João Luiz.
Empoderamento e prioridades
Também sancionada, a Lei nº 6.353 de 2023, originada pelo PL nº 386 de 2022, de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), subscrito pelos deputados Alessandra Campêlo (Podemos) e Roberto Cidade (União Brasil), dará prioridade a mulheres vítimas de violência sexual, doméstica e familiar no processo seletivo do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O governador Wilson Lima (UB) sancionou ainda a Lei nº 6.358, originária do PL nº 213 de 2023, da deputada Mayra Dias (Avante), subscrito pela deputada Débora Menezes (PL), que estabelece medidas de enfrentamento e empoderamento da mulher, vítima de violência doméstica e familiar.
“O empoderamento das mulheres pode ajudá-las a se protegerem da violência e a evitar novos episódios no futuro. Ao participarem de atividades, como capacitação profissional, empreendedorismo, atividades culturais, esportivas e de lazer, as mulheres podem fortalecer a autoestima, autoconfiança e capacidade de tomada de decisão, o que pode ser fundamental para superar a situação de violência e para prevenir a reincidência”, avalia Mayra Dias.
Educação inclusiva
Proposto pelo presidente da Aleam, Roberto Cidade, e subscrito pelos deputados Cabo Maciel e João Luiz, o PL nº 372 de 2022, sancionado na Lei nº 6.362 de 2023, cria o selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva”, que será conferido às escolas públicas e privadas do Amazonas, que adotem medidas para a implantação de um sistema educacional inclusivo de pessoas com deficiência em todos os níveis de ensino.
De acordo com Cidade, um dos grandes desafios em relação às pessoas com deficiência é a efetiva participação na sociedade e o respeito à sua dignidade. “Quando não é acessível, qualquer deficiência se torna mais séria, e multiplicam-se os danos econômicos e morais, além dos sociais, que afligem a pessoa com deficiência, podendo gerar inclusive a evasão escolar, porque não há incentivo à escola inclusiva”, considerou.
Patrimônio Cultural
Também de autoria de Roberto Cidade, foi sancionada a Lei nº 6.369, que declara as Bandas da Bica, Difusora e Boulevard como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.
“Essas bandas têm uma história rica e uma longa trajetória que remonta a várias décadas. Elas representam uma tradição que tem sido passada de geração em geração, preservando costumes, músicas e danças. Ao declará-las como patrimônio cultural, estamos garantindo a preservação dessa herança cultural valiosa para as futuras gerações, impedindo que se perca ao longo do tempo”, explicou Cidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasil faz história nas Paralimpíadas com oito medalhas e sobe para sétimo lugar no quadro geral
set
Brasileiros ainda têm R$8,56 bi em valores a receber, informa BC
set
Presidente Lula demite Ministro Silvio Almeida após acusações de assédio sexual
set
DJ Alok doa 200 toneladas de alimentos para famílias afetadas pela seca no Amazonas
set
Whindersson Nunes retorna a Manaus com novo espetáculo “Efeito Borboleta”
set
Incêndio de grandes proporções atinge área de mata no Monte das Oliveiras em Manaus
set